Lênin

Biografia de Lênin, participação na Revolução Russa, governo de Lênin na Rússia, frases

Lênin: revolucionário e estadista russo
Lênin: revolucionário e estadista russo

 

Quem foi 

 

Vladimir Ilyich Ulyanov, mais conhecido como Lênin, foi um importante revolucionário, líder da Revolução Russa de 1917, e estadista russo. Nasceu em 22 de abril de 1870 na cidade russa de Simbirsk (atual Ulyanovsk) e morreu em 21 de janeiro de 1924 em Gorki (próximo a Moscou).

 

Biografia resumida e vida política

 

Lênin, aos 19 anos de idade, sofreu um grande trauma familiar. Seu irmão mais velho, Alexandre Uliánov, foi executado pelas forças czaristas, por ter sido acusado de participar de um golpe contra o czar Alexandre III.

 

Em 1887 foi estudar direito em Kasan (cidade no Tartaristão – Rússia).

 

Em 1895, Lênin foi preso por participar de um movimento que propagava ideias marxistas entre trabalhadores de fábricas de São Petersburgo. Na ocasião foi enviado para cumprir pena na Sibéria (extremo norte da Rússia).

 

Em 1900, já libertado, Lênin foi viver exilado na Suíça como líder do Partido Bolchevique. Foi de fundamental importância na organização partidária e na propagação das ideias marxistas que faziam oposição ao sistema czarista na Rússia.

 

Com o início do processo revolucionário, Lênin retornou para a Rússia para liderar a revolução bolchevique. Em outubro de 1917, assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. Uma das primeiras medidas tomadas por Lênin foi retirar a Rússia da Primeira Guerra Mundial.

 

Lênin resistiu com força ao movimento contrarrevolucionário (1918-21). Nacionalizou indústrias e bancos, controlou as terras agrícolas e estabeleceu um forte controle político e econômico. 

 

Em 1921, implantou a NEP (Nova Política Econômica) na Rússia. O objetivo era dar um pouco mais de liberdade para o comércio e agricultura para que a economia russa pudesse crescer.

 

Em 1922, criou, em conjunto com os sovietes, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

 

Frases de Lênin

 

"A verdade é sempre revolucionária".

 

"A revolução começa em casa".

 

"O marxismo é onipotente porque é verdade".

 

"O imperialismo surgiu como desenvolvimento e continuação direta das propriedades fundamentais do capitalismo".

 

"Não há prática revolucionária sem teoria revolucionária e vice-versa".

Temas relacionados