Thomas Edison: sua biografia e invenções
Conheça mais sobre a vida e invenções deste importante cientista do século XIX.

Quem foi
Thomas Alva Edison foi um importante inventor estadunidense com 1.093 patentes registradas nos EUA. Aperfeiçoou a tecnologia para a produção da lâmpada elétrica, dando uma reviravolta no destino da humanidade.
Biografia resumida
- Thomas Edison nasceu em uma vila chamada Milan, localizada no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, em 11 de fevereiro de 1847. Era o mais novo de sete irmãos.
- Thomas mudou-se com sua família para Port Huron, cidade localizada na margem do Lago Michigan, onde frequentou a escola primária por pouco tempo. Uma vez o professor não tinha sucesso, pois a criança era hiperativa, a educação formal ficou a cargo da mãe do estudante.
- Foi vítima de escarlatina, uma doença causada por bactérias, assim como várias infecções de ouvido. Esses eventos podem ter provocado a surdez que se agravou na fase adulta.
- Lia intensamente e aos 12 anos divertia-se construindo telégrafos rudimentares no porão da casa dos pais.
- Trabalhou como vendedor de jornais nos vagões ferroviários e teve a ideia de criar o seu próprio jornalzinho para o qual deu o nome Grand Trunk Herald (Grande Arauto Ferroviário).
- Thomas foi hábil em persuadir a coordenação da ferrovia a permitir que ele instalasse um laboratório de química no vagão de cargas. Ali fazia pequenos experimentos. Acidentalmente, um dos experimentos levou o vagão a pegar fogo e Thomas foi proibido de vender seus jornais.
|
Thomas Edison falando ao telefone |
- Com 15 anos estava pronto para trabalhar como operador de telégrafo. Então, mudou-se para o Estado de Kentuchy, onde foi funcionária da agência de notícias Associated Press.
- Em 1868 Thomas se mudou para Boston, centro de ciência e cultura. Lá trabalhou para a Western Union Company, empresa que desenvolvia sistemas de comunicação instantânea. Desenvolveu durante suas horas vagas seu primeiro invento: um registrador eletrônico que servia, por exemplo, para registrar votos nas eleições da assembleia.
- Em 1871, Thomas casou-se com Mary Stilwell, tendo três filhos com ela. Porém, aos 29 anos Mary morreu.
- O fonógrafo, o precursor do toca-discos e outra invenção de Thomas, foi criado em 1877.
![]() |
O fonógrafo criado em 1877 por Thomas Edison. |
- Usando um filamento de carvão, material que não entrava em combustão com a passagem da corrente elétrica, Thomas conseguiu que seu protótipo de lâmpada permanecesse aceso por 40 horas.
- Em 1879, depois de adicionar aperfeiçoamentos, Thomas registra e inicia a produção e comercialização da lâmpada elétrica.
- A utilidade do produto foi tamanha que em 1880 Thomas funda a Edison Illuminating Company, uma organização que mais tarde se tornaria a General Eletric.
- Construiu um laboratório de pesquisa industrial em West Orange no qual supervisionava experimentos para o aperfeiçoamento da tecnologia aplicada à iluminação e a sistemas elétricos.
- Em 1896 Thomas foi a primeira pessoa a projetar imagens em movimento. Pouco depois o laboratório começou a produzir filmes, o primeiro deles foi The Great Train Robbery, lançado em 1903.
- Morreu aos 84 anos, por complicações da diabetes, em 18 de outubro de 1931.
![]() |
Thomas Alva Edison: um dos mais importantes inventores da história. |
artigo publicado em 05/08/2021
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Thomas Edison: A curiosa vida de um dos maiores inventores da história
Autor: John F. Kalli
Editora: Book Brothers
Fonte de referência do artigo:
ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA 2000. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1999. 1 CD-ROM.