Continentalidade e Maritimidade
Continentalidade e Maritimidade são dois fatores que influenciam o clima.
Introdução
Existem vários fatores que influenciam o clima de uma determinada região. Entre eles, dois de grande importância são a continentalidade e a maritimidade.
Definição de continentalidade e maritimidade
Continentalidade é um fator climático relacionado à distância do oceano.
Maritimidade é um fator climático relacionado à proximidade de mares e oceanos.
Influência sobre o clima:
Estes dois fatores exercem grande influência sobre o clima de uma região, determinando a umidade e também a variação de temperatura.
Influência da continentalidade no clima
Quanto mais distante dos oceanos e mares, ou seja, quanto maior a influência da continentalidade, menor será a umidade do ar de uma região e o índice pluviométrico (quantidade de chuvas). Em regiões de interior, ou seja, distantes dos oceanos, ocorre também maior variação de temperatura no decorrer do dia. Esta variação é observada também entre o inverno e o verão.
Estas variações de temperatura ocorrem em regiões distantes de grandes massas de água, pois a terra perde calor mais rapidamente do que a água. Se pegarmos a diferença entre a máxima e a mínima temperatura de um dia numa região de interior (maior influência da continentalidade) e de uma do litoral (maior influência da maritimidade), veremos que esta diferença é muito maior na região de interior.
Exemplos de regiões do mundo que possuem clima influenciado pela continentalidade: Sibéria (Rússia), Planalto Central dos Estados Unidos, Manchúria (China), Interior do Canadá, Cazaquistão, Interior da Austrália, Patagônia (Argentina), Interior da Ásia Central, Planalto Mongol e Grande Planície Europeia (particularmente na parte oriental).
Influência da maritimidade no clima
Regiões próximas a grandes massas de água (oceanos e mares) são influenciadas pela maritimidade. Quanto mais próxima uma região está do oceano, maior será a umidade do ar e o índice pluviométrico e menor a variação de temperatura diária. Esta variação também é menor entre o verão e o inverno. A amplitude térmica (diferença entre a máxima e a mínima temperatura) é menor, pois a água demora mais tempo para perder calor do que a terra. Assim, ela retém calor durante a noite, fazendo com que as temperaturas não baixem tanto quanto ocorre em áreas do interior.
Exemplos de regiões do mundo que possuem clima influenciado pela continentalidade: Costa Oeste da Noruega, Ilhas Britânicas, Costa Oeste do Canadá, Costa Oeste dos Estados Unidos (particularmente o Noroeste Pacífico), Litoral do Japão, Nova Zelândia, Costa Leste da Austrália, Litoral Sul do Brasil, Região do Mediterrâneo e Costa Ocidental da Península Ibérica.
No Brasil
Nosso país possui um vasto território continental e também litorâneo. Portanto, o clima brasileiro é muito influenciado por estes dois fatores climáticos. O clima das áreas litorâneas do Brasil sofre grande influência da maritimidade. Massas de ar que se formam no oceano Atlântico, por exemplo, são carregadas de umidade e atingem estas regiões.
Já as áreas do interior do Brasil sofrem maior influência da continentalidade. Excluindo a região da Amazônia, que retém muita umidade em função da vegetação, as outras áreas do interior do Brasil possuem clima caracterizado por baixa umidade do ar. A cidade de Brasília, por exemplo, situada bem no interior do território brasileiro, sofre com os baixos índices de umidade do ar.
Maritimidade é um fator de grande influência na região litorânea de Santa Catarina. |
Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fontes de referência do texto:
- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
- ADÃO, Edilson e Furquim Jr., Laércio. 360° Geografia. São Paulo: Editora FTD, 2015.
Vídeo indicado no YouTube:
- MARITIMIDADE E CONTINENTALIDADE: QUAL É A DIFERENÇA? | Geografia | Professor Silvester Geografia