Climas do Brasil
Conheça as características dos climas equatorial, tropical, tropical de altitude, tropical atlântico, subtropical e semiárido e classificação climática.
Aspectos gerais
O extenso território brasileiro, a diversidade de formas de relevo e tipos de vegetação e a dinâmica das correntes e massas de ar possibilitam uma grande variedade climática no país.
Atravessado pela Linha do Equador ao norte e pelo Trópico de Capricórnio ao sul, a maior parte do território brasileiro está situado nas zonas de latitudes baixas —chamadas de zona intertropicais. Por essa razão, a maior parte dos climas que ocorrem no país apresentam características quentes e úmidas, e possuem temperaturas médias em torno de 20°C, com baixa amplitude térmica ao longo do ano.
Tipos de climas do Brasil e suas características:
O clima de uma região é resultante da relação estabelecida entre temperatura, umidade, altitude, vegetação e a dinâmica das massas de ar, ventos e correntes marítimas. Dependendo dos elementos levados em consideração, é possível criar diferentes tipos de classificação climática.
Neste texto, vamos tratar dos tipos climáticos existentes no Brasil de acordo com a classificação Arthur Newell Strahler, que analisa, principalmente, a influência da latitude e da dinâmica das massas de ar na formação do clima. De acordo com essa classificação, os tipos de clima predominantes no Brasil são os seguintes:
1. Clima Subtropical
Presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos.
As chuvas se concentram no verão, nos meses de novembro a março, devido à influência da massa tropical atlântica e apresentam índice pluviométrico (de chuvas) anual entre 1520 mm e 2000 mm.
As temperaturas médias ficam em torno de 20°C, porém, diferente do que ocorre em outras regiões do país, há uma acentuada amplitude térmica (diferença entre a temperatura mais alta e mais baixa). No verão, as temperaturas chegam aos 30°C e, no inverno, aos 0°C, podendo ocorrer geadas em decorrência da influência das massas de ar polares vindas da Antártida.
2. Clima Semiárido
Presente, principalmente, no sertão nordestino, o clima semiárido caracteriza-se pela baixa umidade e ocorrência de chuvas irregulares ao longo do ano.
Os índices pluviométricos ficam entre 300 mm e 800 mm, sendo que as chuvas que ocorrem na região são trazidas pela massa de ar tropical atlântica.
As temperaturas são altas durante quase todo o ano e sofrem pouca variação, apresentando temperatura média anual entre 25°C e 29°C.
Vegetação típica de regiões de clima semiárido do Nordeste do Brasil |
3. Clima Equatorial
Clima predominante na região da Floresta Amazônica, as temperaturas se mantêm elevadas durante quase todo o ano em decorrência da localização próxima ao Equador.
As chuvas ocorrem em grande quantidade, principalmente durante o inverno, e são formadas pela alta taxa evapotranspiração da floresta amazônica, bem como pela influência da massa de ar equatorial atlântica. Os índices pluviométricos da região chegam os 2500 mm anuais.
4. Clima Tropical
Clima predominante no interior do Brasil, apresenta temperaturas elevadas, com médias anuais por volta de 20°C e acentuada amplitude térmica diária. Possui duas estações bem definidas, o inverno e verão. No verão as chuvas são abundantes e resultantes da influência da massa de ar equatorial continental. Já o inverno é seco e sofre influência da massa polar atlântica e da massa tropical continental.
5. Clima Tropical de altitude
Ocorre principalmente nas regiões serranas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas médias variam de 15°C e 21°C. As chuvas no verão são intensas, já no inverno há redução dos índices pluviométricos e maior influência das massas de ar polar do Atlântico Sul.
6. Clima Tropical Atlântico (tropical úmido)
Presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico, que resulta em altos índices pluviométricos, principalmente no verão. As temperaturas são elevadas no verão, quando podem atingir até 40°C, e amenas no inverno, com médias de 20°C.
Curiosidades:
- A climatologia é o ramo da Geografia que estuda o clima e a sua relação com a sociedade.
- As mudanças climáticas estão provocando o derretimento das calotas polares e a intensificação do processo de desertificação.
Climas Zonais do Brasil (Clique no mapa para ampliar) - fonte do mapa: IBGE |
TEXTO COMPLEMENTAR: MICROCLIMA URBANO
Microclima urbano é um termo usado em Climatologia para designar um conjunto de condições climáticas (temperatura, umidade, sensação térmica, pluviosidade) de uma pequena área dentro de uma cidade. Estas áreas apresentam características climáticas diferentes do restante da cidade.
Características principais do microclima urbano:
- Temperaturas mais elevadas ou menores em relação às áreas vizinhas.
- Umidade do ar menor ou maior em relação às regiões ao redor.
- Sensação térmica diferente das regiões próximas.
Principais causas e consequências:
- Topografia diferente das demais áreas da cidade. Um bairro presente numa área mais elevada do que o restante da cidade pode, por exemplo, apresentar temperaturas um pouco menores do que os bairros mais baixos.
- Diferenças significativas de vegetação de uma área de microclima com relação ao restante da cidade. Num bairro muito arborizado, numa cidade com pouca arborização, podemos encontrar um microclima com temperaturas mais baixas e maior presença de umidade do ar do que no restante da cidade.
- Presença de poluição do ar. Uma região com elevada poluição do ar pode apresentar microclima com temperaturas mais elevadas do que as outras áreas ao redor.
- Áreas ou bairros com muita construção e asfalto podem possuir microclima com temperaturas mais elevadas do que outras regiões próximas. Exemplo: nas grandes cidades, o centro da cidade geralmente apresenta microclima com temperaturas mais elevadas do que nos bairros residenciais.
As Ilhas de calor
A ilha de calor é um exemplo de microclima urbano. Ela pode se formar por causas naturais, porém o mais comum são as modificações provocadas pelos seres humanos.
As ilhas de calor apresentam temperaturas mais elevadas do que as regiões ao redor e umidade relativa do ar mais baixa. Formam-se, geralmente, pela intensa presença de prédios e asfalto num bairro ou região, com pouca presença de cobertura vegetal.
Grande concentração de prédios favorece a formação de microclima e ilha de calor (foto: centro da cidade de São Paulo) |
QUIZ
Qual tipo de clima prevalece no sertão nordestino do Brasil?
Por Jóyce Oliveira Leitão
Licenciada em Geografia (Universidade Estadual de Londrina - 2009), Bacharela em Geografia (USP - 2014) e Mestra em Geografia (Unicamp - 2017).
Temas relacionados
- Clima da Região Nordeste do Brasil
- Clima da Região Sul do Brasil
- Clima de Montanha
- Clima Desértico ou Árido
- Clima do Pantanal
- Clima Equatorial
- Clima Litorâneo Úmido Brasileiro
- Clima Mediterrâneo
- Clima Polar
- Clima Semiárido no Brasil
- Clima Subtropical
- Clima Temperado e suas características
- Clima Tropical Atlântico e suas características
- Continentalidade e Maritimidade
- Fatores Climáticos
- Massas de ar no Brasil
- Tipos de Clima Tropical e suas características
- Zonas Climáticas da Terra
- Zonas Climáticas do Brasil
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do artigo:
- MORAES, Paulo Roberto. Geografia Geral e do Brasil – Volume Único. São Paulo: Editora Harbra, 2016.
Vídeo indicado no YouTube:
- Climas do Brasil - Geobrasil