Zonas Climáticas da Terra

As zonas climáticas da Terra e suas principais características climáticas.

Zonas climáticas da Terra
Zonas climáticas da Terra

 

Introdução


O planeta Terra possui dez principais zonas climáticas. Elas possuem características próprias (temperatura, umidade, índice pluviométrico) que as diferem uma das outras.

 

 

Principais Zonas Climáticas do planeta Terra (climas) e suas principais características:


 

1. Equatorial


Regiões: norte da América do Sul, América Central, região central da África e região central da Oceania.

Características: temperaturas elevadas, umidade elevada durante todo o ano, elevado índice de chuvas. Temperatura média anual de 27ºC.

 

2. Tropical


Regiões: regiões central e nordeste do Brasil, extremo norte da América do Sul, regiões tropicais da África, norte da Austrália e sul da Índia.

Características: Invernos com umidade baixa e verões chuvosos. Temperaturas elevadas e com baixa variação. Temperatura média anual de 25 °C.

 

3. Subtropical


Regiões: sul da América do Sul, sudeste dos Estados Unidos, norte da Índia, nordeste da Austrália e sudeste da China.

Características: Chuvas bem distribuídas durante o ano, verões com temperaturas elevadas e invernos com baixas temperaturas. Temperatura anual em torno de 19 °C.

 

4. Desértica


Regiões: Deserto do Saara (norte da África), Deserto de Atacama (costa oeste do Chile), Deserto da Arábia (região central da Península Arábica), Deserto de Gobi (norte da China) e Deserto da Austrália.

Características: baixíssimo índice pluviométrico. No inverno costuma fazer frio moderado e no verão calor. Temperatura média anual de 20ºC,  com grande amplitude térmica diária.

 

Imagem de um deserto com Sol

Na Zona climática desértica as chuvas são escassas e a umidade do ar é muito baixa. Durante o dia as temperaturas são elevadas, mas a noite faz muito frio.

 

 

5. Mediterrânea


Regiões: sul da Europa, sul do Chile, extremo noroeste da África e região da Califórnia nos Estados Unidos.

Características: verão seco e quente e temperaturas moderadas no inverno. Chuvas moderadas, principalmente no outono e inverno. Temperatura média anual de 18 °C.

 

6. Semiárida


Regiões: região do sertão nordestino brasileiro, oeste dos Estados Unidos, sul da África, centro-leste da Austrália e sul da Rússia.

Características: poucas chuvas durante o ano. Temperaturas de médias a elevadas durante o ano. Temperatura média anual de 24 °C.

 

7. Temperada


Regiões: regiões central e sudeste dos Estados Unidos, sudeste da Austrália, região central da Europa e leste da China.

Características: invernos frios e verões moderados. Umidade relativa do ar alta (em torno de 85% durante o ano). Índice pluviométrico anual de moderado a alto.

 

8. Polar


Regiões: Antártida, Groenlândia, extremo norte do Canadá e Sibéria (extremo norte da Rússia).

Características: temperaturas baixíssimas durante o outono e inverno. Temperatura amena no verão. Baixo índice pluviométrico. Temperatura média anual de 0 °C.



9. Continental

 

Regiões: normalmente em áreas interiores dos continentes, longe dos oceanos. Presente na Europa Central e Oriental, na América Central do Norte e Nordeste da China.

Principais características: maiores extremos de temperatura (verões mais quentes e invernos mais frios do que as zonas temperadas). Precipitação moderada, com algumas áreas apresentando nevascas significativas.



10. Frio de montanha


Regiões: regiões montanhosas do mundo. Exemplos: Cordilheira dos Andes, Himalaia, Montanhas Rochosas, Alpes e Cárpatos.

Características: temperaturas baixas, umidade do ar elevada, presença de gelo em montanhas com mais de 2 mil metros de altitude. Chuvas moderadas e bem distribuídas durante o ano.

 

Montanhas cobertas de gelo e casas de madeira

Clima frio de montanha: em algumas regiões o gelo é permanente e a temperatura muito baixa.

 

 

 

Zonas Térmicas da Terra

 

O planeta Terra pode ser divido em cinco zonas (áreas) térmicas de acordo com a incidência de raios solares. No geral, cada uma dessas zonas apresenta algumas características climáticas semelhantes, principalmente, no tocante as temperaturas médias anuais.

 

As cinco zonas térmicas do planeta Terra
As cinco zonas térmicas do planeta Terra

 

 

 

1. Zona Tropical ou Intertropical

 

Faixa localizada entre o Trópico de Câncer e o Trópico de Capricórnio, tendo a Linha do Equador no centro. É a zona mais quente do planeta, apresentando temperaturas médias anuais entre 20°C e 30°C. A faixa próxima à linha do Equador é a que recebe maior incidência de insolação, portanto, é a região mais quente da Zona Tropical.

 

2. Zona Temperada

 

Na verdade, existem duas zonas temperadas (norte e sul). A Zona Temperada Norte está localizada entre o Trópico de Câncer e o Círculo Polar Ártico. Já a Zona Temperada Sul está localizada entre o Trópico de Capricórnio e o Círculo Polar Antártico. Estas duas zonas temperadas apresentam temperaturas médias anuais entre 10°C e 20°C.

 

3. Zona Polar

 

Também são duas e caracterizam-se por serem as zonas mais frias do planeta Terra. As zonas polares recebem baixa incidência de raios solares durante o ano. A temperatura média anual fica em torno de -5°C e 10°C. A Zona Polar Ártica fica no extremo norte do Planeta Terra, enquanto a Zona Polar Antártica fica no extremo sul do planeta.

 

Foto do Polo Norte com solo coberto por gelo

O Polo Norte está localizado na Zona Polar do Planeta Terra.

 

 



Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005).