Climatologia e sua importância

Climatologia é uma ciência que estuda os fenômenos climáticos. Saiba mais no texto abaixo.

Climatologia: importante ramo da geografia que estuda o clima e o tempo
Climatologia: importante ramo da geografia que estuda o clima e o tempo

 

Definição (o que é)


A climatologia é um dos ramos da Geografia física que estuda o clima e o tempo. Esta ciência se dedica aos estudos dos fenômenos climáticas, classificação dos climas e a interferência das ações dos seres humanos no clima mundial.



 
Importância da climatologia

 

A climatologia é uma ciência muito importante, pois diversas atividades humanas (agricultura, economia, comércio, etc) dependem de dados do clima para tomar atitudes. Um fazendeiro, por exemplo, necessidade de informações do clima para saber quando, quanto e como poderá plantar e colher determinado gênero agrícola.

 

Com o uso da tecnologia moderna, principalmente dos satélites, a climatologia atual vem oferecendo dados e informações cada vez mais precisas sobre chuvas, secas, temporais, furacões, geadas, etc. As informações de médio e longo prazo, que antes eram inexatas, agora são geradas com alto grau de acerto pela climatologia.


Com as mudanças climáticas que temos verificado nas últimas décadas, principalmente o aquecimento global, a climatologia tornou-se ainda mais importante. Esta ciência oferece dados capazes de sinalizar para o aumento ou diminuição das temperaturas em nosso planeta.

 

Você sabia?

 

- O profissional que atua na área da climatologia (especialista nesta ciência) é conhecido como climatologista. Um dos mais importantes climatologistas da história foi o russo Mikhail Budyko (1920-2001). Ele foi um dos responsáveis pela criação da climatologia física.

 

- Chamamos de clima árido aquele que possuí baixa umidade para manter a vegetação.

 

Mikhail Budyko, climatologista russo

Mikhail Budyko: um dos fundadores da climatologia física.

 

 

 



atualizado em 22/09/2020