Tipos de Climas Frios e suas características

Um clima frio é caracterizado por temperaturas baixas durante a maior parte do ano, com invernos longos e intensos, frequentemente com neve, e verões curtos e frescos.

Antártica: região de clima polar (foto da Estação Argentina)
Antártica: região de clima polar (foto da Estação Argentina)

 

Quais são os tipos de climas frios e suas características principais

 

Os climas frios estão presentes em regiões de latitude elevada e também nas partes altas de montanhas de grande altitude. Os principais climas frios são o clima polar e o de alta montanha.

 

1. Clima polar

 

O clima polar está presente no extremo norte da Europa, no Ártico, na Groenlândia, extremo norte do Canadá e também na Antártida. A temperatura média anual, nessas regiões, fica abaixo de 10°C. No inverno, as mínimas ficam bem abaixo de 0°C, podendo chegar até -40°C. As chuvas são raras (baixíssimo índice pluviométrico).



2. Clima de Alta Montanha

 

O clima de alta montanha está presente em regiões com cadeias montanhosas elevadas, com presença de gelo em seus topos. No inverno, essas regiões apresentam temperatura baixas (entre -5°C e 5°C). Já no verão as temperaturas são amenas, ficando em torno de 10°C. As precipitações, geralmente em forma de neve, são em grande quantidade. Podemos citar duas regiões com este tipo de clima: Regiões altas da Cordilheira dos Andes e Alpes (na Europa).

 

 

Foto dos Alpes mostrando o clima de alta montanha

Alpes: clima de Alta Montanha com temperaturas muito baixas.



Foto de urso polar na região do Ártico com clima polar

Clima Polar: temperaturas muito baixa (foto da região do Ártico)

 



Fenômenos climáticos típicos de climas frios

 

Em regiões de climas frios, podem ocorrer os seguintes fenômenos climáticos:

 


Gelo: o gelo ocorre quando a temperatura cai abaixo do ponto de congelamento da água (0 graus Celsius) e cristais de gelo se formam nas superfícies. Existem vários tipos de geada, incluindo geada do solo, geada do ar e geada, cada uma com características únicas.


Congelamento: refere-se a um período em que a temperatura da superfície da Terra e da atmosfera acima dela cai abaixo de zero. Geadas fortes, onde as temperaturas caem significativamente abaixo do ponto de congelamento, podem causar danos às plantações e outras vegetações.


Tempestade de Gelo: uma tempestade de gelo ocorre quando uma chuva congelante cai e congela imediatamente ao entrar em contato com objetos e superfícies frias, criando uma camada de gelo. Isso pode levar a condições perigosas de viagem e falta de energia.


Nevasca: uma nevasca é uma forte tempestade de neve com ventos fortes (mais de 60 km/h.) e baixa visibilidade (menos de 400 metros) que dura por um período prolongado de tempo, normalmente três horas ou mais.


Tempestade de neve: uma tempestade de neve é uma queda de neve breve, mas intensa, que reduz muito a visibilidade e que costuma ser acompanhada de ventos fortes.


Granizo: o granizo ocorre quando há fortes ventos ascendentes (correntes ascendentes) em uma tempestade que carregam gotas de chuva para cima em áreas extremamente frias da atmosfera, onde congelam e se fundem em bolas de gelo antes de cair no chão. Embora o granizo possa ocorrer em climas quentes e frios, grandes pedras de granizo podem ser uma característica de frentes frias severas.


Neve com Efeito de Lago: este tipo de neve ocorre quando o ar frio se move sobre a água mais quente do lago, o que fornece energia e vapor de água ao ar. O ar mais quente e úmido sobe e esfria, condensando-se para formar nuvens e neve que podem resultar em fortes nevascas nas margens a favor do vento de grandes massas de água.



 



Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)