Clima da Região Nordeste do Brasil

Principais características do clima da região Nordeste do Brasil, umidade, chuvas, temperaturas médias, Geografia do Brasil

Caatinga: vegetação típica do clima semiárido do sertão nordestino
Caatinga: vegetação típica do clima semiárido do sertão nordestino

 

Introdução

 

Em função da grande extensão territorial, encontramos na região Nordeste do Brasil quatro tipos de climas:

 

Clima Semiárido


Presente principalmente na região interior do Nordeste (região do sertão nordestino). É uma área que apresenta temperaturas elevadas quase todo o ano. As chuvas são irregulares e em pouca quantidade (de 300 a 500 mm por ano).  A umidade também é muito baixa, tornando o clima seco. É comum ocorrer a ausência de chuvas por vários meses. É a área onde ocorre a conhecida Seca do Nordeste, que leva muitos prejuízos, principalmente, para a agricultura e pecuária da região do sertão.


Clima Tropical

 

Presente nas regiões sul da Bahia e central do Maranhão. Caracteriza-se por temperaturas elevadas durante o ano todo. Há pouca quantidade de chuva no inverno, enquanto o verão é marcado por muita chuva.

 

Clima Litorâneo Úmido

 

Presente na região litorânea do Nordeste. As chuvas são bem distribuídas durante o ano todo, embora no verão chova em maior quantidade em função da alta evaporação provocada pelas temperaturas elevadas. O clima é úmido e as temperaturas são mais elevadas no verão do que no inverno.

 

Clima Equatorial Úmido

 

Presente no litoral do Maranhão (extremo oeste do estado). Apresenta alta pluviosidade (entre 1.800 e 2.200 mm por ano), temperaturas elevadas e alta umidade.

 

 Dados Gerais

 

- Temperaturas médias anuais: entre 20 e 28ºC

 

- Índice pluviométrico anual: de 300 mm a 2.200 mm.

 

Curiosidade:

 

- Cabaceiras, localizada no interior da Paraíba, é a cidade mais seca do Brasil. O índice pluviométrico da cidade fica em torno de 300 mm anuais. É comum estiagens por até 9 meses.