Região Nordeste do Brasil

Informações, dados geográficos, cultura, estados, rios, cidades, turismo, mapa, agricultura, relevo, clima e economia

Localização da região Nordeste no território brasileiro
Localização da região Nordeste no território brasileiro

 

Informações e dados gerais da região Nordeste do Brasil

 

- Área: 1.554.291,6 km² (corresponde a 18,2% do território brasileiro)


- População: 57.071.654 habitantes (estimativa 2019 - IBGE)

 

- Densidade demográfica (estimativa 2019): 36,72 habitantes /km²  (estimativa 2019)

 

- IDH: 0,710 (2017) - índice de desenvolvimento humano alto.

 

- Mortalidade infantil (por mil): 16,5 (estimativa 2018)

 

- Analfabetismo: 14,5% (Pnad Contínua 2017 - IBGE)

 

- Número de municípios: 1794 (em 2017)

 

- Estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe.



- Vegetação: Mata Atlântica (em pequenas áreas da região próxima ao litoral); Cerrado (oeste da Bahia e sul do Maranhão), Caatinga (no sertão nordestino, interior), Mata dos Cocais (em áreas do Maranhão, Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará).

 

- Clima: semiárido (interior); tropical (sul da Bahia e centro do Maranhão); litorâneo úmido (região litorânea) e equatorial úmido (oeste do Maranhão).



- Rios Principais: rio São Francisco, rio Parnaíba, rio Jaguaribe, rio Capibaribe, rio das Balsas, rio Vaza-Barris, rio Piranhas-Açu e rio Una.

 

- Usinas Hidrelétricas: Sobradinho, Paulo Afonso, Três Marias e Xingó.



- Agricultura (principais produtos agrícolas): cana-de-açúcar (principal produto), tabaco, algodão, caju, manga, uva, acerola e cacau. A cana-de-açúcar é cultivada, principalmente, na região litorânea, onde encontramos o massapé, solo escuro, argiloso e muito fértil.



- Economia: bem diversificada. Nas cidades litorâneas destacam-se os serviços voltados para o turismo. Na pecuária, existe uma importante criação de bovinos nos estados do Maranhão, Piauí, Bahia e Pernambuco. Presença de indústrias, nas grandes cidades, de calçados, produtos elétricos e eletrônicos, petroquímica (Polo Petroquímico de Camaçari) e tecelagem. Destaque para o Distrito Industrial de Ilhéus (Bahia), Complexo Industrial de Suape (Pernambuco), Distrito Industrial de Maracanaú (Ceará). Na área de tecnologia, podemos destacar o Porto Digital do Recife (maior polo tecnológico do país), com ênfase na produção de softwares.



- Turismo: as cidades litorâneas possuem uma ótima infraestrutura turística (aeroportos, hotéis, pousadas, parques, etc). As praias se destacam pelas belezas naturais. Há também o turismo histórico-cultural, com cidades de arquitetura da época colonial (Recife, Olinda, Salvador, entre outras).

 

- Cultura Nordestina: a cultura é bem diversificada e representa a união cultural de brancos (principalmente portugueses), índios e negros africanos. Na culinária, podemos destacar pratos típicos como, por exemplo, acarajé, vatapá, sarapatel, sururu e carne-de-sol. No campo da música, existem vários ritmos populares (axé, samba, xote, forró, xaxado, samba-de-roda, frevo e baião). Não podemos deixar de mencionar também a beleza da literatura de cordel nordestina, tendo como principal representante Patativa de Assaré. Nas festas típicas nordestinas, destaca-se o bumba-meu-boi e as micaretas.

 

- Principais Problemas Sociais: o principal é a seca do Nordeste que atinge extensas áreas do sertão (região do polígono das secas), levando pobreza e fome para os habitantes.



Principais Cidades da Região Nordeste do Brasil:



- Estado de Alagoas: Maceió (capital), Arapiraca, Palmeira dos Índios, Rio Largo, Penedo, União dos Palmares e Santana do Ipanema.


- Estado da Bahia: Salvador (capital), Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Porto Seguro, Alagoinhas, Jacobina, Camaçari e Jequié.


- Estado do Ceará: Fortaleza (capital), Juazeiro do Norte, Canindé, Crato, Sobral, Iguatu e Barbalha.


- Estado do Maranhão: São Luís (capital), Açailândia, Imperatriz, Timon, Caxias, Bacabal, Balsas, Codó, Presidente Dutra e Santa Inês.

- Estado da Paraíba: João Pessoa (capital), Campina Grande, Santa Rita, Patos, Souza, Cajazeiras, Guarabira e Cabedelo.

- Estado do Piauí: Teresina (capital), São Raimundo Nonato, Picos, Floriano e Canindé.

- Estado de Pernambuco: Recife (capital), Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Paulista e Caruaru.

- Estado do Rio Grande do Norte: Natal (capital), Mossoró, São Gonçalo do Amarante, Parnamirim, Ceará-Mirim, Macaíba e Caicó.

- Estado de Sergipe: Aracaju (capital), Lagarto, Estância e Itabaiana.

 

Curiosidades históricas e geográfica:


- É comemorado em 8 de outubro o Dia do Nordestino.

 

- A região Nordeste foi a mais rica e desenvolvida do Brasil no período colonial, principalmente a região litorânea, durante o Ciclo do Açúcar (séculos XVI e XVII). Era também o centro político brasileiro, pois a capital do país era a cidade de Salvador.

 

- A região Nordeste é conhecida como "região das perdas". Após o século XVIII, a região passou por três grandes momentos de perdas. A primeira foi a perda econômica com a decadência da economia açucareira no século XVIII. A segunda foi a perda política, com a transferência, em 1763, da capital do Brasil de Salvador para o Rio de Janeiro. A terceira foi a perda populacional (demográfica), que ocorreu no século XX, com a migração de milhares de nordestinos para a região Sudeste do Brasil.


Mapa da região Nordeste do Brasil com os estados em destaque

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Mapa da região Nordeste do Brasil.

 

 

 

____________________________


última revisão 27/05/2020.