França Antártica
A França Antártica foi uma colônia que os franceses fundaram no litoral do Rio de Janeiro. Ela existiu entre os anos de 1555 a 1567.
Introdução: o que foi
Em meados do século XVI, o Brasil foi alvo de várias incursões estrangeiras. Entre elas, podemos destacar as invasões francesas que atingiram a região litorânea do atual estado do Rio de Janeiro.
Principais objetivos das invasões francesas
Os franceses desembarcaram na costa do Rio de Janeiro em 1555, com o objetivo de fundar a França Antártica, um núcleo colonial francês em pleno território brasileiro. Comandados por Nicolau Durand de Villegaignon, os franceses fundaram um forte na Baía de Guanabara, região ainda não colonizada pelos portugueses.
Os franceses buscavam garantir a exploração do pau-Brasil, que tinha alto valor e procura no mercado europeu.
Os invasores tinham também, como objetivo, obter território para moradia de protestantes franceses, que estavam sendo perseguidos, por motivos religiosos, na França. Neste contexto, veio para o Brasil o pastor huguenote francês Pierre Richer (1506-1580), com a principal missão de evangelizar os índios brasileiros na região da França Antártica.
Confederação dos Tamoios
Os franceses conseguiram o apoio dos índios tupinambás e de outras nações indígenas da região, que tinham os portugueses como inimigos em comum. Esta união de forças indígenas contra os portugueses e favoráveis aos franceses ficou conhecida como Confederação dos Tamoios.
Reação dos portugueses e expulsão dos franceses
Para não perder o território para os franceses, o governador-geral Duarte da Costa organizou uma expedição militar para expulsar os franceses do território brasileiro. Porém, a ação militar não obteve êxito. O governador-geral seguinte, Mem de Sá, também tentou expulsar os franceses e, embora tenham conseguido atacar o forte francês Coligny, a ação não gerou resultados positivos num primeiro momento.
Foi então que a coroa portuguesa enviou reforço militar para o Rio de Janeiro, sob o comando de Estácio de Sá, para expulsar os franceses. Em 1º de março de 1567, Estácio de Sá fundou a cidade do Rio de Janeiro (chamada de São Sebastião do Rio de Janeiro), com o objetivo de criar uma base militar de luta contra os franceses.
Pesou também a favor dos portugueses a ação dos jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta. Os religiosos pacificaram os indígenas, fazendo com que ocorresse o fim da Confederação dos Tamoios e a retirada da ajuda aos franceses.
Em 1567, após várias batalhas, os franceses foram expulsos do Brasil.
Mapa francês da Baía de Guanabara (1555). |
Consequências principais:
- Os portugueses começaram a intensificar a colonização do território brasileiro.
- Melhorou a administração Colonial, dividindo o Governo Geral do Brasil em duas partes: o do sul com sede no Rio de Janeiro e o do norte com sede em Salvador.
Revisado por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia e vídeos indicados:
- BUENO, Eduardo. Capitães do Brasil: a saga dos primeiros colonizadores. Rio de Janeiro: Objetiva, 1999.
- HOLANDA, Sérgio Buarque; Campos, Pedro Moacyr; Fausto, Boris. História geral da civilização brasileira. São Paulo: Difusão Europeia do Livro, 1963.