Tratado de Tordesilhas
O Tratado de Tordesilhaso foi um acordo que estabeleceu a divisão das terras descobertas entre Portugal e Espanha.
Pergunta:
O que foi o Tratado de Tordesilhas?
Resposta:
A descoberta da América causou muitas divergências entre portugueses e espanhóis no tocante a divisão territorial. A coroa portuguesa considerava que o Oceano Atlântico era de domínio português e, portanto, eles deveriam ser os donos das terras americanas. Por outro lado, a Espanha, por ter chegado em 1492 na América, defendia ser ela a proprietária da América.
Essas divergências poderiam levar as duas maiores nações da Europa a uma guerra de grandes proporções. Portanto, era necessário a criação de um tratado para estabelecer um acordo e colocar um fim nessa disputa.
Em 1494, foi assinado o Tratado de Tordesilhas, que determinou a divisão das terras da América entre Portugal e Espanha. De acordo com o documento, ficou estabelecido que haveria uma linha (imaginária) a 370 léguas a oeste das Ilhas de Cabo Verde. O território localizado a oeste dessa linha seria da Espanha (toda América do Norte e Central e a maior parte da América do Sul). As terras a leste (mais ou menos a região Nordeste e Sudeste do Brasil) ficariam com Portugal.
Evidentemente que esse tratado deixou outras nações europeias (Holanda, França e Inglaterra), que ficaram fora do acordo, muito insatisfeitas. Esse fato está relacionado com as invasões estrangeiras, principalmente da França e Holanda, na América nos séculos XVI e XVII.
Pintura em mural representando o Tratado de Tordesilhas (fonte: Museu do Tratado de Tordesilha na Espanha). |
Resposta elaborada por:
Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
NETO, J. A. Freitas; TASINAFO, Celio Ricardo. História Geral e do Brasil. São Paulo: Harbra, 2015.
VICENTINO, Cláudio; VICENTINO, Bruno. Olhares da História – Brasil e Mundo. São Paulo: Ática, 2019.
Vídeo indicado no YouTube: