Curiosidades da Índia
Conheça várias curiosidades sobre a Índia.
Curiosidades sobre a Índia atual:
- A Índia é o segundo país mais populoso do mundo (1,43 bilhão de habitantes em 2023), ficando atrás apenas da China.
- A diversidade cultural, linguística e genética da Índia é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o continente africano.
- A República da Índia é composta por 28 estados e sete territórios da união.
- O hindi é a língua oficial da Índia, porém a Constituição indiana reconhece outras 21 línguas, que são parte da herança histórica do país.
- São mais de 1.600 o número de dialetos falados na Índia.
- A religião predominante é o hinduísmo, porém a Índia é notável por sua diversidade religiosa, sendo o budismo, o siquismo, o islamismo, o cristianismo e o jainismo populares religiões do país.
- A rede ferroviária indiana é uma das maiores do mundo e conta com, aproximadamente, 64 mil quilômetros de extensão.
- A Índia tem um dos trânsitos mais caóticos do mundo. São carros, motos, tuk-tuks, bicicletas, animais e pessoas disputando o mesmo espaço nas ruas e avenidas. Não há delimitação de espaços por onde cada um deva andar e o uso da buzina é constante.
- O casamento arranjado pelos pais é uma prática tradicional e constante, contando com o consentimento da noiva e do noivo.
- O casamento, ainda na infância, é uma prática comum. Cerca de metade das mulheres indianas se casa antes dos dezoito anos.
- A Índia é considerada o quarto país do mundo mais perigoso para as mulheres. A cada 15 minutos, uma violação contra mulher é reportada.
- Somente em setembro de 2018, o Tribunal Supremo da União Indiana descriminalizou a homossexualidade.
- As demonstrações de afeto em público são proibidas sob o risco de prisão por atentado ao pudor. Ou seja, nada de beijos em pública no país. Até segurar as mãos é raro de se ver.
- A Índia possui muitos festivais populares, como Diwali, Holi, Durga Puja, Eid ul-Fitr, Eid al-Adha, Natal e Vesak. A maioria é de origem religiosa.
- O maior festival religioso do mundo, o Kumbh Mela, acontece na cidade indiana de Sangam e reúne cerca de 100 milhões de pessoas.
- O Rio Ganges é considerado sagrado pelos hindus. Pela tradição, quando uma pessoa morre, o corpo é cremado e suas cinzas são jogadas nas águas desse rio.
- Ervas, temperos e especiarias são essenciais na culinária indiana. Inclusive, o país é o maior produtor mundial de especiarias, incluindo pimenta-do-reino, cardamomo e canela.
- Na Índia é costume comer com a mão. Mas só se leva a comida à boca usando a mão direita, pois a esquerda é considerada impura por ser usada para propósitos higiênicos.
- Uma das personalidades indianas mais conhecidas em toda história do país foi Mahatma Gandhi. Mahatma, em sânscrito, significa “A grande alma”. Ele foi defensor da não agressão e da forma pacífica de protesto e manifestação contra a colonização britânica na Índia.
- O pachisi é um jogo de tabuleiro típico e muito popular da Índia. É conhecido como o "jogo nacional da Índia".
- A rupia indiana é a moeda corrente oficial da Índia. Em 11/01/2024, US$ 1,00 equivalia a 83 rúpias indianas.
- Para o hinduísmo, a vaca é considerada um animal sagrado, por isso é comum encontrarmos vacas andando livremente pela rua.
- No país está localizada uma das Sete Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal, um mausoléu construído no século XVII na cidade de Agra.
- Bollywood, a indústria cinematográfica indiana, é a maior do mundo em termos de produção de filmes e bilheteria.
- A Índia conseguiu sua independência em relação ao Reino Unido em 15 de agosto de 1947.
Tuk tuk, meio de transporte muito utilizado na Índia. |
Pachisi: jogo de tabuleiro que surgiu na Índia Antiga é, até hoje, muito popular no país. |
Veja também:
• Índia: dados gerais e econômicos
• Bandeira da Índia
• Sistema de Castas na Índia
QUIZ
Qual a religião predominante na Índia?
Bibliografia Indicada
Fonte de referência do artigo:
- BARBOSA, Áurea Christina de Paula. A cultura da Índia. São Paulo: Contexto, 2004.