Dinossauros Brasileiros

Há milhões de anos o território brasileiro foi habitado por diversas espécies de dinossauros.

O Espinossauro (Spinosaurus aegipticus) habitou a região do atual Ceará
O Espinossauro (Spinosaurus aegipticus) habitou a região do atual Ceará

 

PRINCIPAIS ESPÉCIES DE DINOSSAUROS BRASILEIROS:



Espinossauro (Spinosaurus aegipticus)

 

Viveu há 100 milhões de anos, na região do atual estado do Ceará. Pesava, em média, 500 quilos e tinha aproximadamente 3 metros de comprimento.



Abelissauro (Abelisaurus comahuensis)

 

Habitou a região dos atuais estados de Minas Gerais e São Paulo. Tinha, aproximadamente, 6 metros de comprimento. Era um dinossauro carnívoro e possuía semelhança física com o Tiranossauro rex. Chegava a ter quase 5 metros de altura.



Carnossauro 

 

Habitou a região dos atuais estados de Mato Grosso, Paraíba e Bahia. Eram carnívoros e chegavam a medir cerca de 7 metros de comprimento.



Celurossauro

 

Viveu na região do estado de São Paulo no período Jurássico. Carnívoro e bípede, este dinossauro era muito veloz. Chegavam a ter 3 metros de comprimento e possuíam cauda longa e pescoço flexível.



Estauricossauro (Staurikossaurus pricei)

 

Habitou a região do Rio Grande do Sul. Carnívoro, media cerca de 2 metros de comprimento e pesava, aproximadamente, 50 quilos.

Ilustração de um Estauricossauro sobre um Rincossauro
Ilustração de um Estauricossauro sobre um Rincossauro (fonte: Wikipedia)

 



Iguanodonte

 

Habitou a região do estado da Paraíba. Era um dinossauro muito grande, pois chegava a pesar até 5 toneladas. Tinha de 5 a 10 metros de comprimento e até 7 metros de altura.



Antarctosaurus brasiliensis

 

Com cauda e pescoço longos, este imenso dinossauro era herbívoro. Media entre 17 e 30 metros de comprimento e pesava entre 30 e 50 toneladas. É considerado um dos maiores dinossauros. Viveu no período Cretáceo.



Titanossauro (Titanosaurus indicus)


Considerado um dos maiores dinossauros que habitou o Brasil. Viveu nos atuais estados de São Paulo, Goiás, Minas Gerais e Mato Grosso. Viveram no Cretáceo. Chagavam a alcançar até 15 metros de comprimento, 5 de altura e pesar até 15 toneladas.



Austroposeidon magnificus

 

Espécie de dinossauro de grande porte que viveu no período Cretáceo, entre 140 milhões a 65 milhões de anos atrás. Este dinossauro herbívoro e gigante, do grupo dos titanossauros, podia chegar a 25 metros de comprimento e 10 de altura. O fóssil foi encontrado no interior do estado de São Paulo, porém viveu também na África e outras regiões da América do Sul, Austrália e Índia.



Uberabatitan ribeiroi

 

O Uberabatitan ribeiroi, um saurópode que habitou a região que hoje corresponde ao Brasil há aproximadamente 70 milhões de anos, ostenta o título de maior espécie de dinossauro já descoberta em solo brasileiro. Com um comprimento que se estendia por volta de 26 metros e um peso em torno de 40 toneladas, os restos desta criatura colossal foram desenterrados no estado de Minas Gerais.


Este dinossauro se alimentava primariamente de plantas, classificando-o como um herbívoro. Seu pescoço excepcionalmente longo permitia-lhe apanhar folhas situadas a grandes alturas nas árvores. As patas do Uberabatitan ribeiroi eram notavelmente grandes e fortes, complementadas por uma cauda extensa e pesada.