Dinossauros

Os dinossauros eram grandes répteis que dominaram a Terra durante a era Mesozoica, há milhões de anos.

Réplica de um dinossauro
Réplica de um dinossauro

 

Origem e principais aspectos

 

Os dinossauros surgiram em nosso planeta na Era Mesozoica, conhecida por isso como Era dos Grandes Répteis. Esta era  durou de 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. Os dinossauros surgiram há aproximadamente 220 milhões de anos, e dominaram o planeta durante toda a Era Mesozoica.

 

Pesando, na maioria dos casos, toneladas, os enormes répteis alimentavam-se de carne, frutas, plantas e de insetos. Tinham uma grande dificuldade de deslocamento em função de seu peso.

 

A teoria da extinção dos dinossauros 

 

A teoria mais aceita para explicar a extinção dos dinossauros é a que defende a queda de um asteroide na região do atual México, no período Cretáceo. De acordo com paleontólogos, esse asteroide teria aproximadamente 14 km de diâmetro e no momento do impacto, levantou uma nuvem de poeira que cobriu a Terra por meses, impedindo a penetração de raios solares. Muitos animais e vegetais morreram com a falta de luz solar. Sem alimentação abundante, os dinossauros foram morrendo com a falta de alimentos.

 

Descendentes dos dinossauros 

 

A paleontologia conseguiu produzir muito conhecimento sobre a vida dos dinossauros. Os paleontólogos analisaram diversos fósseis de dinossauros e chegaram a algumas conclusões. O velociraptor, por exemplo, evoluiu para algumas espécies de aves que conhecemos hoje. Animais como o dragão de komodo e diversas espécies de lagartos também são parentes diretos de alguns tipos de dinossauros.



Exemplos de espécies de dinossauros e suas principais características:

 

Tiranossauro rex: conhecido como "rei dos lagartos tiranos", o Tiranossauro Rex foi um dos maiores carnívoros terrestres, medindo até 12 metros de comprimento e cerca de 4 metros de altura nos quadris. Viveu na América do Norte durante o período Cretáceo Superior, há cerca de 68 a 66 milhões de anos. Sua mandíbula poderosa e dentes serrilhados eram adaptados para esmagar ossos.


Diplodocus: um dos maiores dinossauros herbívoros, o Diplodocus tinha um corpo longo, pescoço e cauda extensos, chegando a 30 metros de comprimento. Viveu na América do Norte durante o período Jurássico Superior, há cerca de 150 milhões de anos, habitando áreas de florestas e planícies.


Velociraptor: pequeno e ágil, o Velociraptor media cerca de 2 metros de comprimento e 0,5 metros de altura. Carnívoro, tinha garras curvas e afiadas nas patas traseiras, usadas para capturar presas. Viveu na Ásia Central, no período Cretáceo Superior, há cerca de 75 a 71 milhões de anos.


Estegossauro: reconhecido por suas placas ósseas ao longo das costas e cauda com espinhos, o Estegossauro era herbívoro e media cerca de 9 metros de comprimento. Viveu na América do Norte e na Europa durante o período Jurássico Superior, há cerca de 155 a 150 milhões de anos.


Pteranodon: embora não fosse um dinossauro, mas sim um pterossauro, o Pteranodon é famoso por sua envergadura de asas de até 7 metros. Viveu na América do Norte durante o período Cretáceo Superior, há cerca de 86 a 84 milhões de anos, habitando regiões costeiras.


Antarctossauro: um grande saurópode herbívoro, o Antarctossauro viveu na América do Sul durante o período Cretáceo. Media cerca de 18 metros de comprimento e possuía um pescoço longo que o ajudava a alcançar a vegetação.


Saltassauro: pequeno para um saurópode, o Saltassauro media cerca de 12 metros de comprimento. Foi um dos primeiros dinossauros a apresentar armadura óssea no corpo. Viveu na América do Sul durante o período Cretáceo Superior.


Elasmosaurus: um plesiossauro marinho, o Elasmosaurus tinha um longo pescoço com cerca de 72 vértebras, representando a maior parte de seus 14 metros de comprimento. Viveu nos oceanos durante o período Cretáceo Superior.


Braquiossauro: este grande saurópode herbívoro tinha um pescoço longo e patas dianteiras mais longas que as traseiras, o que lhe dava uma postura inclinada para frente. Viveu na América do Norte e na África durante o período Jurássico Superior.


Alossauro: um predador de grande porte, o Alossauro media cerca de 12 metros de comprimento. Com mandíbulas poderosas e dentes serrilhados, era um dos maiores carnívoros do Jurássico Superior. Viveu na América do Norte e na Europa.


Carnotauro: com chifres sobre os olhos e um corpo robusto, o Carnotauro era um dinossauro carnívoro que viveu na América do Sul durante o período Cretáceo. Media cerca de 8 metros de comprimento e tinha braços muito curtos.


Barionix: um dinossauro carnívoro semi-aquático, o Barionix tinha um crânio longo e estreito, parecido com o de um crocodilo, e garras afiadas. Viveu na Europa durante o período Cretáceo Inferior.


Eoraptor: considerado um dos primeiros dinossauros, o Eoraptor media cerca de 1 metro de comprimento e era onívoro. Viveu na América do Sul durante o período Triássico Superior, há cerca de 231 milhões de anos.


Compsognathus longipes
: pequeno e ágil, este dinossauro carnívoro media cerca de 1 metro de comprimento. Viveu na Europa durante o período Jurássico Superior, alimentando-se de pequenos animais.


Patagossauro: um grande saurópode herbívoro, o Patagossauro viveu na América do Sul durante o período Jurássico. Media cerca de 18 metros de comprimento e tinha um corpo robusto.


Plateossauro: um dos primeiros saurópodes, o Plateossauro era herbívoro e media cerca de 10 metros de comprimento. Viveu na Europa e na Ásia durante o período Triássico Superior.

 

Esqueleto de um Plateossauro

Esqueleto de um Plateossauro.




Curiosidades:

 

- Em maio de 2014, paleontólogos argentinos descobriram fósseis de um saurópode (espécie de brontossauro) de 40 metros de comprimento e 20 metros de altura. O achado foi realizado no deserto da Patagônia (sul da Argentina) e tem grande importância para o estudo dos dinossauros, pois já são considerados fósseis do maior dinossauro do mundo.


- Localizado na cidade de Sousa (Paraíba), o Vale dos Dinossauros é um importante sítio arqueológico brasileiro. Ele possui três recordes mundiais de Paleontologia.

 

Reprodução de um Alossauro
Alossauro: dinossauro carnívoro que viveu no período Jurássico.



 

Curiosidades sobre os Dinossauros

 

- O Stygimoloch era uma espécie de dinossauro que viveu no final do período Cretáceo (cerca de 65 milhões de anos atrás). Ele possuía chifres que eram usados para defender e golpear os dinossauros inimigos.

 

- Os pteranodontes eram dinossauros com asas. Paleontólogos acreditam que eles pescavam de forma parecida com os pelicanos atuais.

 

- Paleontólogos acreditam que os coritossauros se comunicavam através de sons emitidos por suas cristas. Eles eram herbívoros (se alimentavam de plantas) e bípedes (andavam usando duas pernas). Em latim, coritossauro significa "dinossauro de capacete". Eles pesavam cerca de 4 toneladas e podiam atingir até 8 metros de altura.

 

- Os triceratops eram dinossauros parecidos com os atuais rinocerontes, porém muito maiores. Eram herbívoros e possuíam centenas de dentes adaptados para cortar e mastigar vegetais.

 

- O Tiranossauro Rex possuía cerca de 60 grandes e afiados dentes. Como eram carnívoros, usavam os dentes para cortar e rasgar a carne dos animais abatidos. Após caírem, os dentes dos tiranossauros nasciam novamente.

 

- Outra característica importante dos tiranossauros era seu apurado olfato. Cientistas acreditam que eles conseguiam sentir de longe o cheiro de outros animais. Esse recurso era muito usado para encontrar animais que serviriam de alimento.

 

- O Oryctodromeus cubicularis era uma espécie de dinossauro que cavava tocas. Os paleontólogos acreditam que faziam isso para proteger os ovos e filhotes de predadores.

 

- O Sauroposeidon foi uma das mais altas espécies de dinossauros que existiu. Podia atingir até 27 metros de altura (aproximadamente um prédio de nove andares).

 

- O Argentinossauro foi uma das maiores espécies de dinossauros. Herbívoro e quadrúpede, media quase 35 metros de comprimento e 20 metros de altura. Usava o longo pescoço para atingir o topo das árvores e obter, desta forma, alimento. Estes grandalhões podiam pesar até 100 toneladas.

 

- Os Giganotossauros eram terápodes, ou seja, possuíam três dedos nos pés. Carnívoros, atacavam suas presas em bandos.

 

- O Troodonte era uma espécie de dinossauro que viveu no período Cretáceo. Carnívoros, tinham o corpo coberto de penas para garantir a proteção nas épocas frias. Paleontólogos acreditam que era uma das espécies mais inteligentes e ágeis entre todos os dinossauros.

 

- De acordo com os paleontólogos, os animais atuais que mais se parecem, do ponto de vista fisiológico, com os dinossauros são: as aves e os crocodilianos.

 

- Corpo grande e pesado e cérebro minúsculo. Este era o Estegossauro que pesava cerca de duas toneladas, mas apresentava um cérebro de apenas 80 gramas.

 

Sauroposeidon, um dos maiores dinossauros que já existiu
Sauroposeidon, um dos maiores dinossauros que já existiu (fonte da imagem: Wikipedia)

 

 

QUIZ

 

Qual dos animais abaixo é descendente dos dinossauros?

 






 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).