Fósseis

Saiba o que são fósseis, definição, resumo, características, exemplo, como se formam

Fóssil de um trilobita: fonte importante para a história
Fóssil de um trilobita: fonte importante para a história

 

Definição  - o que são

 

Os fósseis são restos de seres vivos de todos os reinos biológicos (Monera, Protista, Fungi, Animalia e Plantae) que foram preservados até a atualidade por alguns anos, milhares ou até milhões de anos. Esta conservação do fóssil ocorre graças aos fenômenos da natureza (gelo, argila, aridez do solo). Esta conservação acontece de forma natural. 

 

Exemplo de formação de um fóssil

 

Exemplo de formação de um fóssil: um peixe que morreu há três milhões de anos, pode ter sido preservado pelo processo de petrificação (em pedra, argila ou rocha) até a atualidade. Ao escavar um sítio paleontológico, o arqueólogo descobre e coleta este fóssil que será muito importante para o estudo de um período do planeta. Este fóssil será levado até o paleontologista, profissional que fará os estudos necessários.

 

Além da conservação em rochas e pedras, os seres vivos podem ser transformados em fósseis pelo processo de congelamento ou conservação em âmbar (resina fóssil de origem vegetal). Neste último caso é comum encontrarmos fósseis de insetos. Os ossos humanos e de animais, que viveram há muitos anos, também são considerados fósseis.

 

Carbono 14 

 

Na maioria das vezes, a matéria orgânica do fóssil, principalmente dos preservados em pedras e rochas, não existem mais. Fica apenas o formato do animal ou vegetal. Quando há vestígios de matéria orgânica é possível fazer a datação através do processo do Carbono 14, desde que estes sejam de fósseis recentes (do Período Quaternário). Ou seja, a datação com carbono 14 é valida para fósseis de até, aproximadamente, 10 mil anos.

 

Importância

 

Os fósseis são uma das principais fontes de estudo para compreender a evolução biológica dos animais, plantas e, principalmente, da espécie humana.

 

Curiosidade:

 

- O filósofo grego Xenófanes (500 a.C. - 475 a.C.) foi o primeiro a utilizar os fósseis como fonte de conhecimento para o estudo da história do planeta Terra.

 

 

 

Fóssil de um peixe

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Fóssil de um peixe

 

 

Última revisão: 02/10/2019
___________________________________

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).