Combustíveis Fósseis

Os combustíveis fósseis são aqueles produzidos a partir de fontes fósseis, principalmente o petróleo.

Carvão mineral: exemplo de combustível fóssil
Carvão mineral: exemplo de combustível fóssil

 

O que são

 

Os combustíveis são materiais capazes de liberar energia quando ocorre uma mudança em suas estruturas químicas. Possuem energia acumulada e podem queimar com certa facilidade. São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc. Alguns combustíveis são utilizados também para gerar energia elétrica.

 

Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono.

 

 

As principais características dos combustíveis fósseis são:

 

• São originados pela decomposição de resíduos orgânicos. Porém, este processo leva milhões de anos. Logo, são considerados recursos naturais não renováveis.

 

• Os combustíveis fósseis são densos em energia, o que significa que fornecem uma grande quantidade de energia por unidade de peso ou volume. Essa característica os tornou uma fonte de energia essencial para o desenvolvimento industrial e a vida moderna.

 

• A queima destes combustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas).

 

• Dados os milhões de anos que leva para formar combustíveis fósseis, eles são considerados recursos não renováveis. Uma vez consumidos, eles não podem ser reabastecidos em um período de tempo humano.

 

• São muito poluentes e responsáveis pela geração dos gases do efeito estufa.



Onde são encontrados

 

Os combustíveis fósseis são encontrados em áreas profundas do solo ou no fundo do mar.



Exemplos de combustíveis fósseis:

 

1. Carvão: é o combustível fóssil mais abundante e vem em várias formas, incluindo antracito, carvão betuminoso, carvão sub-betuminoso e linhito. É usado principalmente para gerar eletricidade e em certos processos industriais que requerem calor.


2. Petróleo Bruto (Petróleo): este combustível fóssil líquido é encontrado em reservatórios subterrâneos. É refinado em muitos produtos, como gasolina (gasolina), diesel, querosene e óleo de aquecimento, sendo usado como matéria-prima na indústria química.


3. Gás Natural: é uma mistura combustível de gases de hidrocarbonetos, principalmente metano. É usado para aquecimento, cozimento e geração de eletricidade, bem como combustível para veículos e como matéria-prima química na fabricação de plásticos e outros produtos químicos.


4. Turfa: considerado o precursor do carvão e é composto de material vegetal parcialmente em decomposição. Pode ser queimado para aquecimento ou usado na horticultura.


5. Shale Gas: é o gás natural que fica preso em formações de xisto, um tipo de rocha sedimentar. É extraído usando um processo chamado fraturamento hidráulico ou fracking.


6. Areias betuminosas (areias betuminosas): são uma mistura de areia, argila, água e betume, um óleo viscoso preto pesado. O betume pode ser extraído e refinado em combustível.


7. Xisto betuminoso: é um tipo de rocha que contém uma quantidade significativa de querogênio, um precursor do petróleo. Quando aquecido, o querogênio pode ser convertido em uma substância semelhante ao petróleo bruto.



Desvantagens do uso: a geração de poluição

 

A queima destes combustíveis gera altos índices de poluição atmosférica. Logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global. Além disso, os gases poluentes, substâncias tóxicas e partículas sólidas resultantes da queima destes combustíveis são altamente prejudiciais à saúde dos seres humanos.

 

A extração de combustíveis fósseis pode ser um processo caro e prejudicial ao meio ambiente, envolvendo perfuração, mineração e fraturamento hidráulico. Além disso, o transporte de combustíveis fósseis pode levar a derramamentos e outros desastres ecológicos.


 

Fumaça gerada pela queima de combustível fóssil: aumento da poluição do ar.

Fumaça preta gerada pela queima de combustível fóssil (diesel): aumento da poluição do ar.