Paleontologia

Paleontologia é uma ciência natural que estuda o passado através da análise de fósseis.

Fóssil: principal objeto de estudo da Paleontologia
Fóssil: principal objeto de estudo da Paleontologia

 

Definição (o que é)

 

A Paleontologia é uma ciência natural que estuda os animais e vegetais que viveram no passado, através dos fósseis. A paleontologia busca informações nos fósseis, tais como: idade do fóssil, condições de vida e morte do ser fossilizado, características, influências ambientais, entre outras.



Técnicas usadas

 

Esta ciência dispõe de diversas técnicas e recursos para obter informações importantes sobre o fóssil. Uma das técnicas mais importantes é a do Carbono 14, que identifica com muita precisão a idade do fóssil.



Importância da Paleontologia

 

A Paleontologia é muito importante também como ciência auxiliar da Sociologia, Biologia, Arqueologia e História. Estas duas últimas ciências são fornecedoras de informações importantes sobre a vida na Pré-História.

 

A Paleontologia também produz muitos conhecimentos importantes sobre a época e a vida dos Dinossauros.



Criação 

 

A Paleontologia foi criada em 1812, pelo naturalista francês George Cuvier, um grande pesquisador de animais extintos.

 

 

Três importantes descobertas da Paleontologia no século XX:

 

- Sue, o T. rex (1990) - o esqueleto mais completo e bem preservado de Tyrannosaurus rex descoberto até hoje foi encontrado na Formação Hell Creek, em Dakota do Sul. Apelidado de "Sue" em homenagem à sua descobridora, Sue Hendrickson, esse fóssil forneceu imensos conhecimentos sobre a estrutura física e o comportamento provável deste icônico dinossauro.


- Sinosauropteryx (1996) - este foi o primeiro fóssil de dinossauro encontrado com evidências claras de estruturas semelhantes a penas, descoberto na Província de Liaoning, China. Sinosauropteryx mudou fundamentalmente nossa compreensão da relação entre aves e dinossauros, apoiando fortemente a hipótese de que as aves são dinossauros modernos com penas.


- Lucy (Australopithecus afarensis) (1974) - a descoberta de Lucy na Etiópia teve um impacto significativo no nosso entendimento da evolução humana. Este esqueleto quase 40% completo de um Australopithecus afarensis, um ancestral humano primitivo, forneceu evidências cruciais sobre a postura bípede e a capacidade de caminhar dos primeiros hominídeos.

 



Você sabia?

 

- Comemora-se em 15 de junho o Dia do Paleontólogo.

 

- Um dos mais importantes paleontólogos do século XIX foi o estadunidense Othniel Charles Marsh (1831-1899). Ele fez a descoberta de grande quantidade de fósseis na região Oeste dos EUA.

 

- Peter Wilhelm Lund (1801-1880) é considerado o Pai da Paleontologia e Arqueologia Brasileira.

 

Foto de uma paleontóloga trabalhando num local com fósseis.

Paleontóloga trabalhando numa área de escavação com presença de fósseis.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).