Peixes e suas características

Peixes são animais vertebrados aquáticos que respiram através de brânquias e geralmente possuem escamas e nadadeiras.

Peixes: sangue frio e corpo coberto por escamas
Peixes: sangue frio e corpo coberto por escamas

 

O que são (definição)

 

Os peixes são animais vertebrados aquáticos que vivem nos rios, oceanos e lagos. Apareceram em nosso planeta há milhões de anos, muito antes da espécie humana. Atualmente, existem mais de 28 mil espécies catalogadas.

 

Características gerais dos peixes

 

• A respiração dos peixes é bem diferente da humana. Eles respiram fazendo a água passar pela boca e, em seguida, até as guelras (brânquias), onde o oxigênio é retirado da água.

 

• Os peixes possuem uma visão de curta distância, embora enxerguem em todas as direções. Não conseguem ouvir muito bem, porém possuem partes sensíveis no corpo que lhes permitem perceber o que está ocorrendo nas proximidades.

 

• Os peixes são ectotérmicos ou de sangue frio, o que significa que a temperatura interna do seu corpo muda com a temperatura do ambiente ao redor.

 

• O corpo da maioria dos peixes é coberto por escamas e, para se movimentarem, utilizam as barbatanas (nadadeiras).

 

• As nadadeiras são apêndices usados pelos peixes para direcionar, estabilizar e impulsionar-se através da água. Diferentes tipos de nadadeiras servem a várias funções, como a nadadeira caudal para propulsão e as nadadeiras dorsais para estabilidade.

 

• Os peixes exibem uma ampla gama de estratégias reprodutivas. Algumas espécies botam ovos (ovíparos), enquanto outras dão à luz a filhotes vivos (vivíparos). Além disso, os métodos de fertilização podem variar de externa a interna, dependendo da espécie.



De acordo com a estrutura física, podemos classificar os peixes em dois tipos:

 

1 - Peixes Ósseos: é a grande parte dos peixes. Possuem ossos e sistema esquelético. Fazem parte desta categoria a sardinha, a garoupa, o bacalhau, o atum, etc.

 

2 - Peixes Cartilaginosos: não possuem ossos, apenas cartilagens que dão sustentação ao corpo. É a minoria dos peixes. Os tubarões e arraias fazem parte desta categoria de peixes.

Foto de um tubarão

Tubarão: exemplo de peixe cartilaginoso.



Reprodução

 

A reprodução dos peixes acontece com a desova. A fêmea põe ovos em grande quantidade. Estes ovos ficam agrupados formando uma espécie de gelatina. Eles são abandonados e, caso não sejam devorados por outros peixes, irão se desenvolver sozinhos. (Saiba mais sobre a reprodução dos peixes no site da UNESP).

 

Alimentação

 

No geral, os peixes costumam se alimentar de plantas aquáticas, ovos de peixes, peixes menores, insetos, larvas, pequenos crustáceos e, até mesmo, de restos de alimentos que encontram na água. Porém, vale ressaltar que cada tipo de peixe possui sua alimentação específica.



Curiosidades sobre peixes:

 

- Os peixes-elétricos conseguem produzir corrente elétrica através de músculos especiais que possuem no corpo. A maioria produz uma corrente elétrica de baixa potência, porém, existem espécies que a eletricidade gerada pode afetar um homem. Existem, aproximadamente, vinte espécies de peixes-elétricos no mundo.

 

- A Ictiologia é o ramo da Zoologia que se dedica ao estudo dos peixes.

 

- O peixe mais veloz do mundo é o agulhão. Ele pode atingir a velocidade de até 105 km/h.


- O cavalo-marinho é um peixe ósseo. É o macho que carrega os ovos na barriga (bolsa frontal) até os filhotes nascerem.

 

- A atum, peixe marinho de grande porte, é um dos mais apreciados na culinária de diversos países (inclusive no Brasil).

 

- As brânquias são destinados à respiração de diversas espécies de animais aquáticos, entre eles os peixes. Elas são compostas por fileiras de filamentos vascularizados, mantidos por arcos branquiais

 

- O baiacu é um peixe que infla seu corpo e eriça seus espinhos, quando está em situação ameaçadora.

 

Peixe-agulhão, o mais rápido do mundo.

Peixe-agulhão, o mais rápido do mundo.

 

 

Fotos de peixes de cor branca, laranja e cinza num pequeno lago ornamental

Carpas: espécie de peixe é muito usada em lagos ornamentais.

 

 



Artigo revisado por Tânia Cabral - Professora de Biologia e Ciências - graduada na Unesp, 2001