Crustáceos

Reprodução dos crustáceos, vida marinha, biologia marinha, principais características, tipos de crustáceos, camarão, craca, lagosta, caranguejo, alimentação e habitat dos crustáceos, artrópodes, fotos

Camarão: um dos crustáceos mais conhecidos e apreciados na culinária brasileira
Camarão: um dos crustáceos mais conhecidos e apreciados na culinária brasileira

 

Principais características dos crustáceos 

 

Os crustáceos pertencem à classe dos artrópodes, desta classificação fazem parte os seres possuidores de pernas articuladas, mas sem espinha dorsal. Também pertencem a esta categoria a craca, o camarão, a lagosta, o caranguejo.

 

Grande parte dos crustáceos vive no mar, mas existem alguns caranguejos que são capazes de viver na terra. O bicho-de-conta (ou tatuzinho), encontrado nos jardins, também pertence a esta classe.

 

Praticamente todos os seres desta espécie nascem de ovos, sendo que maioria deles atravessa um estágio pelo qual se mostram muito diferentes dos animais em que se transforma quando adultos. Ao atingirem a fase adulta, cobrem-se com uma casca grossa. Posteriormente, essas cascas sofrem um processo natural de substituição.

 

O menor crustáceo que existe é a Pulga D' Agua (Dáfnia), seu tamanho é tão reduzido que ela mal pode ser vista a olho nu; já o maior  deles é um caranguejo, encontrado no Japão, ele possui pernas muito grandes e estas permitem que ele se movimente com enorme velocidade. 

 

Os crustáceos menores servem de alimento para muitos peixes, principalmente quando ainda se encontra em sua forma larval; nesta fase são devorados em grandes quantidades por algumas espécies de baleias. Estas preferem devorar os camarões que, por sua parte, também se alimentam de outros tipos de crustáceos.