Répteis

Répteis são animais vertebrados de sangue frio, que possuem pele coberta por escamas ou placas, e incluem grupos como lagartos, serpentes, tartarugas e crocodilos.

A tartaruga marinha: um réptil presente no litoral brasileiro
A tartaruga marinha: um réptil presente no litoral brasileiro

 

Introdução 

 

Há milhares de anos nosso planeta era habitado por répteis gigantes, conhecidos pela maioria de nós como dinossauros. Eles existiram no período da Pré-História; porém, devido a mudanças climáticas no Planeta Terra, eles não sobreviveram e foram extintos. Ainda hoje, são encontrados fósseis que comprovam a existência destes grandes seres.



O que são répteis

 

Os répteis, pertencentes à classe Reptilia, são um grupo de animais vertebrados. Os mais conhecidos são as cobras, os lagartos, as tartarugas e os crocodilos.



As classes de répteis

 

Atualmente, os répteis que vivem em nosso planeta são bem menores do que seus ancestrais pré-históricos, e ocupam cinco classes distintas dentro de sua espécie: os crocodilianos (os crocodilos, por exemplo, que são encontrados somente em locais quentes), os quelônios (são os cágados e os diferentes tipos de tartarugas), os ofídios (cobras e serpentes), os sáurios (lagartos e camaleões) e o tuatara (este grupo foi o único que sobrou do grupo pré-histórico dos rincocéfalos. Eles habitam unicamente a Nova Zelândia).

 

 

Características gerais dos répteis:

 

• Esta categoria animal possui o sangue-frio, por esta razão, não sobrevivem em locais de clima com temperaturas baixas, habitando, na maioria das vezes, lugares mais quentes. No Brasil, por exemplo, encontramos muitos répteis devido ao nosso clima quente, propício a sua adaptação e desenvolvimento desta espécie animal. Já em lugares de climas temperados, como a Grã-Bretanha, estes animais hibernam no inverno, pois ao contrário, seu sangue, que adquire a temperatura do ambiente, congelaria.

 

• Estes animais, em sua maioria, botam ovos e estes são chocados pelo calor do Sol. Contudo, há alguns tipos de lagartos e cobras que já põe os seus filhotes formados.

 

• Sobre suas características físicas, é importante saber que sua pele é composta por escamas duras e, também que, muitos répteis, respiram por pulmões, isto vale também para aqueles que vivem dentro ou perto da água.

 

• A maioria dos répteis tem um coração de três câmaras que consiste em dois átrios e um ventrículo parcialmente dividido, o que permite alguma separação de sangue oxigenado e desoxigenado. No entanto, os crocodilianos têm um coração de quatro câmaras, semelhante às aves e mamíferos.

 

• A maioria dos répteis tem uma estrutura corporal tetrapodal, o que significa que eles têm dois pares de membros. Há exceções a isso, como as cobras, que não têm membros visíveis.

 

• Os répteis se reproduzem por meio de fertilização interna. O macho passa o esperma para a fêmea por meio de um órgão chamado hemipênis, que é então usado para fertilizar os óvulos dentro do corpo da fêmea.

 

• Os répteis têm uma ampla variedade de dietas, incluindo plantas, insetos e outros animais. Muitos são carnívoros, principalmente cobras e crocodilianos, enquanto outros são herbívoros ou onívoros.

 

• Podem variar em tamanho de alguns centímetros a mais de 10 metros.

 

 

Cobra

Cobra: muitas espécies destes répteis são venenosas e perigosas para os seres humanos.

 

Foto de um Jabuti-piranga na terra

Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria) - réptil presente nas regiões Nordeste e Sudeste do Brasil.

 

 

30 exemplos de espécies de répteis (nomes populares e científicos):

1. Jacaré-do-papo-amarelo (Caiman latirostris)

2. Crocodilo-do-Nilo (Crocodylus niloticus)

3. Tartaruga-verde (Chelonia mydas)

4. Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata)

5. Tartaruga-gigante-de-Galápagos (Chelonoidis nigra)

6. Cágado-de-barbicha (Phrynops geoffroanus)

7. Jabuti-piranga (Chelonoidis carbonaria)

8. Iguana-verde (Iguana iguana)

9. Camaleão-comum (Chamaeleo chamaeleon)

10. Basilisco-verde (Basiliscus plumifrons)

11. Dragão-de-komodo (Varanus komodoensis)

12. Lagarto-do-deserto-de-gila (Heloderma suspectum)

13. Cobra-papagaio (Morelia viridis)

14. Python-real (Python regius)

15. Cascavel-diamante-oriental (Crotalus adamanteus)

16. Cobra-coral-verdadeira (Micrurus corallinus)

17. Cobra-rei (Ophiophagus hannah)

18. Víbora-europeia (Vipera berus)

19. Anaconda-verde (Eunectes murinus)

20. Boa-constritora (Boa constrictor)

21. Jiboia (Boa constrictor)

22. Tartaruga-de-espelho (Podocnemis expansa)

23. Jararaca (Bothrops jararaca)

24. Cascavel (Crotalus durissus)

25. Sucuri-amarela (Eunectes notaeus)

26. Teiú (Tupinambis merianae)

27. Iguana-da-areia (Conolophus subcristatus)

28. Cobra-d'água-verde (Natrix maura)

29. Camaleão-pantera (Furcifer pardalis)

30. Cobra-de-escada (Rhinechis scalaris)

 

Tartaruga-de-pente nas águas do mar

Tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata): réptil de vida marinha.

 

 

Você sabia?

 

- Muitas vezes os cágados são confundidos com jabutis. Os cágados são tartarugas de água doce que possuem carapaça alta. Os cágados são onívoros (se alimentam de carne e vegetais) e vivem em rios e lagoas de água rasa.

 

- As cobras emitem um som que é chamado de sibilar.

 

- No Brasil, existe um importante trabalho de preservação de uma espécie réptil que quase entrou em extinção. Em parceria com o Ibama, a Fundação Pró-Tamar faz o monitoramento de mil quilômetros de praia, acompanhando a reprodução do nascimento ao desenvolvimento das tartarugas marinhas. O Projeto Tamar é reconhecido mundialmente como um exemplo de trabalho voltado para a preservação desta espécie animal.

 

 




Por Tânia Cabral - Professora de Biologia - Unesp, 2001