John Maynard Keynes

Keynes foi um importante economista inglês do século XX.

John Maynard Keynes: um dos economistas mais influentes do século XX
John Maynard Keynes: um dos economistas mais influentes do século XX

 

Quem foi

 

John Maynard Keynes foi um economista inglês da primeira metade do século XX. Foi o fundador da Escola Econômica Keynesiana e um respeitável especialista de Macroeconomia e Probabilidade. É considerado um dos economistas mais influentes do século XX.

 

Grande parte dos seus estudos esteve relacionado à questão do emprego. Essa questão estava relacionada ao fato do desemprego ter crescido muito após a Grande Crise de 1929 (Quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque e suas consequências).

 

Suas ideias e sugestões de Macroeconomia foram utilizadas em políticas econômicas de diversos países, principalmente nas décadas de 1940 a 1950.



Biografia resumida

 

Keynes nasceu na cidade de Cambridge (Inglaterra) em 5 de junho de 1883.

 

Estudou Matemática na Universidade de Cambridge.

 

Trabalhou na Índia para o governo britânico.

 

Logo após o término da Primeira Guerra Mundial, Keynes foi conselheiro na Conferência de Paz de Paris.

 

Em 1933, a palestra proferida por Keynes, "The Means to Prosperity", continha recomendações de políticas para combater o desemprego, o que influenciou muito o New Deal de Roosevelt.

 

Entre 1940 e 1946, Keynes atuou como consultor econômico do governo britânico durante a Segunda Guerra Mundial, onde ajudou nas negociações financeiras com outros países.

 

Após o término da Segunda Guerra Mundial, foi conselheiro na Conferência de Bretton Woods.

 

Usou seus conhecimentos matemáticos e econômicos para ganhar muito dinheiro com aplicações no mercado de ações. Ficou rico e ajudou muitos amigos, principalmente artistas.

 

Faleceu de ataque cardíaco, em 21 de abril de 1946, aos 62 anos, na cidade de Tilton (Inglaterra).


Importância de Keynes para a Economia:

 

John Maynard Keynes foi profundamente importante para o campo da economia. Suas ideias transformaram o campo, particularmente a macroeconomia, e moldaram grande parte da política econômica no século XX, especialmente durante e após a Grande Depressão.

Keynes alterou fundamentalmente a direção da teoria e da política econômica. Sua ênfase no papel da incerteza e das expectativas revolucionou a forma como os economistas veem os mercados. Sua crença na intervenção do governo para combater as recessões moldou as respostas políticas às crises econômicas por mais de um século. Apesar de ser desafiado por outras teorias econômicas, como o monetarismo e a economia do lado da oferta, muitas de suas ideias permanecem profundamente enraizadas na política econômica atual.



Suas contribuições:

 

Inovação da Teoria e Política Macroeconômica: Antes de Keynes, acreditava-se que a economia se concentrava principalmente em questões microeconômicas e mercados autocorrigidos. Keynes mudou o foco para questões macroeconômicas e afirmou a importância da demanda agregada por bens e serviços como motor do crescimento econômico e do emprego. Este foi um afastamento significativo da economia clássica, que se concentrou principalmente em fatores do lado da oferta.


Intervenção do governo: a teoria de Keynes defendia a intervenção ativa do governo na economia para administrar as crises econômicas. Isso era contrário à crença anteriormente predominante na economia do laissez-faire, que defendia uma intervenção mínima do governo. Suas ideias formaram a base para políticas fiscais anticíclicas, em que os governos gastam durante as recessões econômicas e economizam durante os booms.


Resposta a crises econômicas: as teorias de Keynes influenciaram muito as respostas a crises econômicas, principalmente a Grande Depressão. Suas ideias sobre gastos deficitários para estimular a economia foram incorporadas ao New Deal do presidente Franklin D. Roosevelt e desde então têm sido usadas para lidar com outras crises econômicas, incluindo a crise financeira de 2008.


Estabelecendo Instituições Econômicas: Keynes desempenhou um papel crítico no estabelecimento de importantes instituições econômicas globais. Ele foi uma figura-chave na criação do sistema de Bretton Woods, que definiu a estrutura da política monetária internacional após a Segunda Guerra Mundial e levou à formação do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial.


Influência no pensamento e na política econômica: as ideias de Keynes tiveram um impacto duradouro no pensamento e na política econômica em todo o mundo. Apesar das várias interpretações e aplicações de suas teorias, ele continua sendo um dos economistas mais influentes da história, e a economia keynesiana continua a ser uma importante escola de pensamento econômico.

 

 

Foto do economista Keynes sentado numa poltrona com um livro aberto nas mãos.

John Keynes: grande contribuição para a economia do século XX.



Principais obras de Keynes:

 

- As consequências econômicas da paz (1919)

 

- Um tratado sobre probabilidade (1921)

 

- Tratado sobre a moeda (1930)

 

- Teoria geral do emprego, do juro e da moeda (1936)

 

 



Frase de destaque:

 

"A dificuldade não está nas ideias novas, mas em fugir das velhas”.

 

 



Atualizado em 07/07/2023