Principais Ferrovias do Brasil
Lista com o nome das principais ferrovias de cargas brasileiras em atividade, transporte ferroviário, extensão, logística e infraestrutura, bibliografia indicada, malha ferroviária

Transporte ferroviário no Brasil
O Brasil possui atualmente (dados de 2017) cerca de 31 mil quilômetros de extensão de vias férreas. A malha ferroviária brasileira é considerada pequena em relação ao tamanho do território e das necessidades de transporte em nosso país.
Especialistas em logística afirmam que o Brasil deveria investir mais no transporte ferroviário, pois este é mais econômico e menos poluente (em comparação ao transporte rodoviário). As ferrovias de cargas são de extrema importância para a infraestrutura do nosso país, além de ajudar muito no sistema de logística.
Principais ferrovias de carga do Brasil:
- Ferrovia Nova Transnordestina: ferrovia em construção. Quando finalizada, ligará o Porto de Pecém (Ceará) ao Porto de Suape (Pernambuco), passando pelo cerrado do Piauí. Terá ao todo 1.728 km de trilhos.
- Ferrovia Norte-Sul: ainda em processo de construção. Quando finalizada, ligará os estados do Pará e de São Paulo. Atualmente possui trecho finalizado de 1.200 km de um total de 4.155 km.
- Estrada de Ferro Vitória a Minas: ligação entre a Grande Vitória no Espírito Santo a cidade de Belo Horizonte (MG). Possui extensão de 664 km.
- Ferrovia do Pantanal: ainda em construção. Possuirá 734 km de extensão. Ligará Mato Grosso do Sul ao interior de São Paulo.
- Ferroeste: seus trilhos percorrem o caminho entre os municípios paranaenses de Cascavel e Guarapuava.
Ferrovias para transporte de passageiros:
- Estrada de Ferro Carajás: possui 892 km. Faz a ligação entre as cidades de São Luís (Maranhão) e Parauapebas (Pará). É a maior ferrovia de passageiros do Brasil (em operação).
- Estrada de Ferro Vitória a Minas: (verificar dados acima).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Ferrovias no Brasil - um século e meio de evolução
Autor: Setti, João Bosco
Editora: Memória do Trem
Ano de publicação: 2008
Temas do livro: Transporte ferroviário, Ferrovias, História, Infraestrutura, Logística