Logística
Logística é uma área da economia voltada para o armazenamento, transporte e distribuição de mercadorias.
O que é (definição)
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planejamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
Quais os principais objetivos da logística?
1. Atendimento ao cliente: O objetivo mais fundamental da logística é fornecer um excelente atendimento ao cliente. Isso significa garantir que os clientes recebam o produto certo, na quantidade certa, na condição certa, no lugar certo, na hora certa e pelo custo certo.
2. Eficiência de custos: A logística visa gerenciar e reduzir custos em toda a cadeia de suprimentos. Isso inclui o custo de transporte, armazenamento, embalagem, manuseio e processamento de pedidos. A eficiência de custo também envolve encontrar um equilíbrio entre nível de serviço e custo.
3. Tempo de entrega consistente: Manter tempos de entrega consistentes é fundamental para evitar interrupções na cadeia de suprimentos. A logística garante um fluxo tranquilo de materiais, produtos e informações dos fornecedores aos clientes, minimizando atrasos.
4. Gerenciamento de estoque: A logística eficaz gerencia o nível de estoque para atender à demanda do cliente sem levar a situações de excesso ou falta de estoque. Isso inclui matérias-primas e produtos acabados.
5. Coordenação: A logística envolve a coordenação de várias atividades e processos, incluindo compras, produção, armazenamento, transporte e distribuição.
6. Flexibilidade: Um sistema de logística eficaz deve ser flexível o suficiente para se adaptar às mudanças na demanda ou oferta, bem como interrupções inesperadas, como desastres naturais ou mudanças no mercado.
7. Melhoria da Qualidade: A Logística também visa a melhoria da qualidade dos processos e serviços. Isso inclui reduzir erros no processamento de pedidos, melhorar os procedimentos de manuseio e garantir a qualidade das mercadorias durante o armazenamento e o trânsito.
8. Sustentabilidade: À medida que a consciência ambiental aumenta, muitos sistemas de logística visam minimizar seu impacto ambiental. Isso inclui reduzir o uso de energia, minimizar o desperdício e otimizar as rotas de transporte para reduzir as emissões de carbono.
Importância
Com o desenvolvimento do capitalismo mundial, sobretudo a partir da Revolução Industrial, a logística tornou-se cada vez mais importante para as empresas num mercado competitivo. Isto ocorreu, pois, a quantidade de mercadorias produzidas e consumidas aumentou muito, assim como o comércio mundial.
A logística desempenha um papel crucial em várias empresas e indústrias para garantir o bom fluxo de bens e serviços desde a origem até o usuário final.
Cursos
Atualmente, existem cursos universitários destinados exclusivamente ao estudo da logística. Os profissionais desta área são muito requisitados por empresas, principalmente as de grande porte e multinacionais.
Você sabia?
É comemorado anualmente em 6 de junho o Dia da Logística.
- A palavra logística vem do grego logistikós que significa "relativo ao cálculo e raciocínio".
Armazenamento e transporte são duas importantes etapas da atividade logística. |
A LOGÍSTICA REVERSA
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (estabelecida pela lei 12.305 de 2/08/2010), a logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”.
Benefícios para a sociedade e meio ambiente
- Um dos principais benefícios é a possibilidade do retorno de resíduos sólidos para as empresas de origem, evitando que eles possam poluir ou contaminar o meio ambiente (solo, rios, mares, florestas, etc.);
- Permite economia nos processos produtivos das empresas, uma vez que estes resíduos entram novamente na cadeia produtiva, diminuindo o consumo de matérias-primas;
- Cria um sistema de responsabilidade compartilhada para o destino dos resíduos sólidos. Governos, empresas e consumidores passam a ser responsáveis pela coleta seletiva, separação, descarte e destino dos resíduos sólidos (principalmente recicláveis);
- As indústrias passarão a usar tecnologias mais limpas e, para facilitar a reutilização, criarão embalagens e produtos que sejam mais facilmente reciclados.
Principais produtos que fazem parte do sistema de logística reversa:
- Pneus de automóveis, caminhões, bicicletas, etc.
- Pilhas e baterias.
- Embalagens e resíduos de agrotóxicos.
- Lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio.
- Óleos lubrificantes automotivos.
- Peças e equipamentos eletrônicos e de informática.
- Baterias de automóveis elétricos e híbridos.
- Medicamentos vencidos.
- Eletrodomésticos (geladeiras, fogões, micro-ondas, freezers, etc.).
Pneus usados: exemplo de produto que faz parte do sistema de logística reversa. |
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
- CAXITO, Fabiano. Logística - um enfoque prático. São Paulo: Saraiva, 2016
Fontes de referência do texto:
- SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999.
- SOWELL, Thomas. Um Guia de Economia Voltado ao Senso Comum. Rio de Janeiro: Alta Books, 2018.
Vídeo indicado no YouTube:
- O que é LOGÍSTICA? - Conceitos e Aplicações (Canal Ser Logístico)