Toyotismo

O que é o Toyotismo, características, sistema de produção, origem no Japão, economia

Taiichi Ohno: criador do Toyotismo
Taiichi Ohno: criador do Toyotismo

 

O que é (definição)

 

Toyotismo é um sistema de organização voltado para a produção de mercadorias. Criado no Japão, após a Segunda Guerra Mundial, pelo engenheiro japonês Taiichi Ohno, o sistema foi aplicado na fábrica da Toyota (origem do nome do sistema).  O Toyotismo espalhou-se a partir da década de 1960 por várias regiões do mundo e até hoje é aplicado em muitas empresas.

 

Principais características do Toyotismo:

 

- Mão de obra multifuncional e bem qualificada. Os trabalhadores são educados, treinados e qualificados para conhecer todos os processos de produção, podendo atuar em várias áreas do sistema produtivo da empresa.

 

- Sistema flexível de mecanização, voltado para a produção somente do necessário, evitando ao máximo o excedente. A produção deve ser ajustada a demanda do mercado. 

 

- Uso de controle visual em todas as etapas de produção como forma de acompanhar e controlar o processo produtivo.

 

- Implantação do sistema de qualidade total em todas as etapas de produção. Além da alta qualidade dos produtos, busca-se evitar ao máximo o desperdício de matérias-primas e tempo.

 

- Aplicação do sistema Just in Time, ou seja, produzir somente o necessário, no tempo necessário e na quantidade necessária.

 

- Uso de pesquisas de mercado para adaptar os produtos às exigências dos clientes.

Temas relacionados