Maratonas Aquáticas

Maratona aquática é uma modalidade de natação realizada em águas abertas.

Maratonas aquáticas: resistência em águas abertas
Maratonas aquáticas: resistência em águas abertas

 

O que é


Maratonas aquáticas é o nome de uma modalidade esportiva da natação praticada em águas abertas. Ela pode ser praticada em águas oceânicas (mares), lagos ou rios. O percurso em que o nadador deve nadar, geralmente, é de longa distância. Estes eventos cobrem frequentemente distâncias de 10 quilómetros ou mais.

 

Os nadadores que praticam esta modalidade esportiva devem ter muita resistência física, que é adquirida com treinamento intensivo e conhecimento de técnicas específicas para este tipo de natação.

 

Esta modalidade esportiva também é conhecida como Natação em águas abertas.



Origem das maratonas aquáticas

 

Esta modalidade de natação é muito antiga. Está ligada aos primórdios na Natação. Na Grécia Antiga, como não havia piscinas, a natação nos primeiros Jogos Olímpicos era praticada em águas abertas.

 

As maratonas aquáticas foram criadas pelo militar e nadador inglês Mattew Webb. Em 1875, ele foi o primeiro a atravessar o Canal da Mancha (34 km entre a Grã-Bretanha e a França) a nado sem qualquer equipamento ou salva-vidas. Criou a partir dai esta modalidade da natação.

Competição de maratona aquática

Competição de maratona aquática.

 


Características principais e regras básicas:

 

• Numa prova de maratona aquática, vence o nadador que chegar primeiro no final do percurso, tocando a placa de chegada.

 

• O percurso é demarcado por boias.

 

• Caiaques, barcos e salva-vidas normalmente estão presentes para segurança e suporte médico está disponível.

 

• Os nadadores utilizam um chip no pulso para marcar seu tempo na prova.

 

• Juízes e cronometristas (seis de cada) ficam na plataforma e em barcos, acompanhando de perto os nadadores. Eles são responsáveis por registrar o tempo de chegada de cada nadador. Muitas vezes há um limite de tempo para a conclusão do percurso, e os nadadores podem ser retirados se não progredirem rápido o suficiente.

 

• Os participantes devem estar preparados para nadar em condições variadas, incluindo correntes, ondas e diferentes temperaturas da água.

 

• Antes do início da prova, especialistas verificam a temperatura da água. Esta deve estar entre 16 e 31 graus Celsius. Este é um quesito importante para garantir a segurança dos nadadores. A segurança dos nadadores é acompanhada por fiscais, que seguem eles em embarcações durante todo o percurso.

 

 

Foto de nadadores nadando nas águas de um rio ou mar

Nadadores disputando uma prova de maratona aquática.



Federação responsável:

 

Os campeonatos internacionais, estabelecimento de regras e organização de eventos das maratonas aquáticas são realizados pela FINA (Federação Internacional de Natação). A sede da FINA fica em Lausanne, Suíça.

 


Maratonas Aquáticas nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020

 

- A nadadora brasileira Ana Marcela Cunha ficou com a medalha de ouro. No masculino (10 km), o ouro ficou com o nadador alemão Florian Wellbrock.

 

 

Curiosidades:

 

- As maratonas aquáticas começaram a fazer parte dos Jogos Olímpicos (como prova de natação) em 2008, a partir das Olimpíadas de Pequim. Somente nas Olimpíadas de 2016 passou a ter status de esporte.

 

- O maior medalhista olímpico das Maratonas Aquáticas (até Tóquio 2020) é o nadador alemão Thomas Lurz. Ele é detentor de duas medalhas olímpicas (uma de prata e uma de bronze).

 

- Os momentos finais das provas de maratonas aquáticas costumam ser muito emocionantes. Nestes momentos é comum ocorrer o sprint, ou seja, o aumento de velocidade (arrancada) dos nadadores rumo à placa de chegada.

 

- Existem áreas ou barcos designados onde os nadadores podem se hidratar e se alimentar sem tocar no fundo ou se segurar em qualquer objeto para se apoiar.

 

 

Saiba mais:

 

Obtenha mais informações sobre a maratona aquática no site www.maratonaaquatica.com.br