Natação
A natação é um esporte e também uma atividade física realizada em piscinas.
O que é
A natação é uma atividade física e um esporte que envolve o deslocamento do corpo na água por meio de movimentos coordenados dos braços, pernas e tronco. É tanto uma atividade recreativa quanto uma modalidade competitiva, praticada em diferentes estilos, como crawl, costas, peito e borboleta.
História da Natação
Na Grécia Antiga, a natação era praticada por ser benéfica ao corpo humano. Este esporte já fazia parte das Olimpíadas na Grécia Antiga.
Durante o Império Romano, a natação era uma atividade proeminente, frequentemente associada aos banhos públicos e à preparação militar.
Na Europa medieval, a natação entrou em declínio devido a superstições e medos relacionados a doenças e contaminação da água. Porém, o Renascimento marcou o retorno da natação, com a publicação do primeiro manual de natação, Colymbetes, de Nicolas Wynman, em 1538.
A primeira competição de natação conhecida ocorreu no Japão em 36 a.C., quando o imperador Suigui ordenou a realização de um concurso, destacando a importância das habilidades de natação para os guerreiros.
A natação competitiva ganhou destaque global durante o século XIX, com o primeiro campeonato moderno de natação realizado em Londres, em 1837, pela National Swimming Society.
No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo. Ainda no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.
A natação tornou-se um esporte olímpico masculino em 1896, nos primeiros Jogos Olímpicos modernos em Atenas, e feminino em 1912, nos Jogos de Estocolmo.
Estilos
Considerando o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. Nas competições de nado medley, os nadadores devem nadar os quatro estilos na seguinte ordem: borboleta, costas, peito e crawl.
1. Estilo Livre (crawl): também conhecido como nado crawl, este é normalmente o estilo de natação mais rápido. O nadador está de bruços e move os braços em um movimento de moinho de vento. Eles chutam as pernas para cima e para baixo para impulsionar-se para a frente, geralmente usando um "chute flutuante". A respiração ocorre virando a cabeça para um lado durante a braçada.
2. Nado Costas: Como o nome indica, os nadadores ficam de costas neste estilo. Os movimentos dos braços são semelhantes ao estilo livre, mas invertidos. As pernas executam o chute flutuante. Como o rosto fica a maior parte do tempo fora da água, os nadadores não precisam se preocupar com o momento de respirar, tornando essa braçada menos complicada em termos de técnica respiratória.
3. Nado peito: Este é um estilo mais complexo. Os nadadores movem os dois braços simultaneamente em um movimento de semicírculo na frente de seus corpos enquanto estão de bruços. O chute de perna no nado peito é chamado de "chute de chicote" ou "chute de sapo", onde as pernas dobram na altura dos joelhos e depois se estendem para trás e juntas. A cabeça do nadador sai da água para respirar no final de cada ciclo de braçada.
4. Borboleta: Muitas vezes é considerado o mais difícil de aprender e executar. O nadador usa os dois braços para puxar para baixo ao mesmo tempo em um movimento semelhante ao de um moinho de vento. O único "chute de golfinho" envolve manter as pernas juntas e movê-las para cima e para baixo em um único movimento. A respiração ocorre quando o nadador sai da água no final da braçada.
Estilo Borboleta |
Piscina
Uma piscina oficial para a prática da natação deve medir 30 metros de comprimento por 22,5 centímetros de largura. De profundidade, a piscina deve ter 1,35 metros ou mais. Nas competições, a temperatura da água deve estar entre 25°C e 28°C. A piscina deve ter oito raias (cada uma deve ser ocupada por apenas um nadador) com 2,5 metros de largura cada uma.
Modalidades Olímpicas de Natação
- 50 metros Crawl (nado livre)
- 100 metros Crawl (nado livre)
- 200 metros Crawl (nado livre)
- 400 metros Crawl (nado livre)
- 800 metros Crawl (nado livre) * somente feminino
- 1500 metros Crawl (nado livre) *somente masculino
- 100 metros costas
- 200 metros costas
- 100 metros peito
- 200 metros peito
- 100 metros borboleta
- 200 metros borboleta
- 200 metros medley
- 400 metros medley
- Revezamentos 4 x 100 metros livres
- Revezamentos 4 x 200 metros livres
- Revezamentos 4 x 100 metros estilos
Competição de natação: resistência, técnica e velocidade são fundamentais para ter bons resultados. |
Curiosidades:
- As competições internacionais de natação são organizadas pela World Aquatics, antiga Fina (Federation Internationale de Natation), criada em 1908.
- No Brasil, quem organiza as competições oficiais é a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos).
- O estilo costas foi o único, além do estilo livre, incluído nas primeiras Olimpíadas, com o nado peito e o borboleta sendo introduzidos posteriormente como eventos distintos.
- A natação remonta aos tempos pré-históricos e está representada em pinturas rupestres de cerca de 7.000 anos atrás, como as encontradas na "Caverna dos Nadadores", no Deserto do Saara.
- Nas Olimpíadas do Rio 2016, após ganhar mais seis medalhas, Michael Phelps se manteve como o atleta com mais medalhas olímpicas da História. Em quatro Olimpíadas disputadas foram 28 medalhas conquistadas, sendo 23 de ouro, 3 de prata e 2 de bronze.
- Avanços tecnológicos, como melhores designs de piscinas, trajes de banho e técnicas de treinamento, têm continuamente melhorado o desempenho no esporte.
- Comemora-se em 8 de abril o Dia Mundial da Natação.
Parabéns a todos os professores, alunos e praticantes de natação do Brasil! |
Por Equipe Sua Pesquisa
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência:
BRAZ, W. A.; VIEIRA, J. L. G. Natação: aspectos técnicos e científicos. Rio de Janeiro: Sprint, 2006. 304 p.
Vídeo indicado no YouTube:
2021 | Resumo da Aula | 6º Ano | Educação Física | Aula 52 - Esporte de Marca: Natação (Canal
Aula Paraná).