Polo Aquático

O Polo Aquático é um esporte coletivo praticado em piscinas. Conheça abaixo sua origem e regras principais.

Polo Aquático: modalidade esportiva praticada em piscina
Polo Aquático: modalidade esportiva praticada em piscina

 

O que é

 

O Polo Aquático é um esporte coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes.

 

Origem e história

 

Este esporte foi criado no século XIX (por volta de 1870), na cidade de Londres (Inglaterra). Porém, há relatos que indicam que o esporte era praticado desde o século XVIII, principalmente na Inglaterra e na Escócia. 

 

A piscina, as equipes e a bola

 

O Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.

 

As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.

 

A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.

 

Foto de uma bola de polo aquático amarela na piscina

Bola oficial de Polo Aquático

 

 

Regras principais:

 

- O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;

 

- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;

 

- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);

 

- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;

 

- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.

Partida de Polo Aquático com jogador preparando o jogar a bola no gol.

Partida de Polo Aquático.

 

 

Federações e Confederações

 

- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Polo Aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.

 

Campeonatos

 

A competição de Polo Aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A FINA também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O Polo Aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos

 

A última Liga Mundial de Polo Aquático Masculino foi realizada em Belgrado (Sérvia) em 2019. A seleção da Sérvia foi a campeã e a seleção croata ficou em segunda lugar.

 

Potências do Polo Aquático na atualidade

 

Em 2019, a Liga Mundial (realizada em Belgrado, Sérvia) foi vencida pela equipe da Sérvia e Montenegro (masculino) e Estados Unidos (feminino).

 

Já nas Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016), a medalha de ouro no polo aquático masculino ficou com seleção da Sérvia, a de prata com a Croácia e a de bronze com a da Itália. Já na categoria feminina, o ouro ficou com os Estados Unidos, a prata com a Itália e o bronze com a Rússia.

 

Curiosidade:

 

- O Polo Aquático foi o primeiro esporte coletivo (praticado em equipes) a ser disputado em Olimpíadas. A estreia do esporte ocorreu nas Olimpíadas de Paris, no ano de 1900.

 

Foto antiga de um jogo de polo aquático no rio Tietê em São Paulo em 1928

Foto antiga de um jogo de polo aquático, no rio Tietê em São Paulo, em 1928.

 



 




atualizado em 16/10/2020

 

Temas relacionados