Polo Aquático
Polo Aquático é um esporte coletivo jogado em uma piscina, onde duas equipes tentam marcar gols arremessando uma bola na rede adversária, utilizando habilidades de natação e trabalho em equipe.
O que é
O Polo Aquático é um esporte competitivo e coletivo praticado em piscina e disputado por duas equipes.
Origem e história
As origens do polo aquático remontam a meados do século XIX na Inglaterra e na Escócia, onde começou como uma forma de "rúgbi aquático". Originalmente, era um jogo bastante caótico, frequentemente jogado em feiras e festivais do condado, com poucas regras formais. A bola usada nesses primeiros jogos costumava ser uma bexiga de porco.
O primeiro conjunto de regras formalizadas foi escrito por William Wilson na Escócia em 1877. Suas regras incluíam o uso de uma bola de couro e um gol em cada extremidade da área de jogo, que se tornaria a base do jogo moderno.
O polo aquático foi introduzido nos Estados Unidos no final do século XIX e rapidamente ganhou popularidade como esporte em clubes de natação. O jogo foi adaptado para ser jogado em piscinas em vez de águas abertas, e foram adicionadas regras adicionais, como a proibição de tocar no fundo da piscina.
O polo aquático foi incluído nos segundos Jogos Olímpicos modernos em 1900, tornando-se um dos primeiros esportes coletivos nas Olimpíadas. Originalmente, as equipes eram compostas por 9 jogadores, mas isso foi alterado para 7 jogadores em 1912.
A piscina, as equipes e a bola
O Polo Aquático é praticado em piscinas que devem ter entre 20m m e 30m de comprimento, entre 10m e 20m de largura e, no mínimo, 2 metros de profundidade. Em cada extremidade da piscina é colocado um gol (meta) de 3m de largura e 90cm de altura.
As equipes são formadas por sete jogadores de linha (que atuam na partida) e seis suplentes (reservas). Os gorros ou tocas são usados para diferenciar cada equipe. Os goleiros devem usar tocas vermelhas.
A bola de Polo Aquático deve ter entre 400 e 450 gramas de peso. O diâmetro deve ficar entre 68 e 71 centímetros.
Bola oficial de Polo Aquático |
Regras principais:
- O objetivo do jogo é marcar gols. A equipe que marcar um número maior de gols vence a partida;
- A bola não pode ser segurada com as duas mãos ao mesmo tempo (com exceção do goleiro). A bola deve ser conduzida por uma das mãos ou pelos braços;
- Cada partida é dividida em quatro tempos de sete minutos cada. Quando há empate em partidas eliminatórias, há prorrogação e, se continuar empatada, ocorre a disputa por pênaltis (cinco cobranças para cada lado);
- São consideradas faltas: segurar a bola com as duas mãos ao mesmo tempo, manter a bola sob a água, pegar impulso no fundo da piscina e empurrar o adversário;
- Cada equipe possui 30 segundos para efetuar uma jogada.
Partida de Polo Aquático. |
Federações e Confederações
- A Fina (Federação Internacional de Natação) é o organismo internacional responsável pela organização de eventos e campeonatos de Polo Aquático em nível mundial. No Brasil, a CBDA (Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos) realiza campeonatos e organiza o esporte.
Campeonatos
A competição de Polo Aquático mais importante é a Liga Mundial. O Campeonato Mundial, outra competição importante do calendário deste esporte, é realizado a cada dois anos. A FINA também realiza, a cada 4 anos, a Copa do Mundo de Polo Aquático. O Polo Aquático também faz parte do quadro de esportes dos Jogos Olímpicos.
A última Liga Mundial de Polo Aquático Masculino foi realizada em Strasbourg (França) em 2022. A seleção da Itália foi a campeã e a seleção dos EUA ficou em segunda lugar.
Curiosidade:
O Polo Aquático foi o primeiro esporte coletivo (praticado em equipes) a ser disputado em Olimpíadas. A estreia do esporte ocorreu nas Olimpíadas de Paris, no ano de 1900.
Foto antiga de um jogo de polo aquático, no rio Tietê em São Paulo, em 1928. |
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
- DUARTE, Orlando. História dos Esportes. 1. ed. São Paulo: Senac, 2004.
Vídeo indicado no YouTube:
- ABC Olímpico: conheça a história e as regras do Polo Aquático (Canal Time Brasil)