Hórus

Hórus era um dos deuses mais importantes da mitologia egípcia, geralmente representado como um falcão, e era associado ao céu, à realeza e à vingança, sendo filho de Osíris e Ísis.

Hórus: deus do Céu
Hórus: deus do Céu

 

Quem era 



Na mitologia do Egito Antigo, Hórus era o deus do céu. Era representado com o corpo de um homem na cabeça de um falcão (animal sagrado entre os egípcios).



Hórus era filho de Ísis (deusa do amor) e Osíris (deus da vegetação e da vida no além). 



De acordo com a mitologia, Hórus matou Seth (deus da traição, da violência e da inveja) para conquistar o domínio sobre o Egito. Porém, na luta, Hórus perdeu um olho, substituindo-o por um amuleto (objeto a que se atribui poder mágico de evitar coisas ruins) de serpente.

 

Hórus estava intimamente associado aos faraós, que eram considerados a encarnação terrena de Hórus. Os faraós eram frequentemente retratados com a imagem de Hórus para simbolizar seu direito divino de governar.

 

Esse deus egípcio tinha muitos aspectos e formas diferentes, como Haroeris (Hórus o Ancião) e Harpócrates (Hórus, a Criança). Cada forma representava diferentes aspectos da vida, como o Hórus de Nekhen (Hieracômpolis) simbolizando o governante do Alto Egito.

 


Olho de Hórus 

 

Possuía um olho que representava a Lua e outro que representava o Sol. Devido à história da cura de seu olho, Hórus também se tornou um símbolo de cura. O "Olho de Hórus" era usado como um amuleto protetor e como um instrumento de medição médica, orientando a preparação de medicamentos.

 

Desenho do olho de Hórus
O olho de Hórus

 


Curiosidade mitológica:

 

O deus egípcio Hórus tinha os seguintes títulos (epítetos): "Senhor dos Céus", "O único nas alturas" e "Senhor das estrelas circumpolares". 

 

Pintura egípcia de Hórus, deus do Céu

Hórus: um dos principais deuses do panteão egípcio.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).