Capelobo
O Capelobo é uma criatura lendária do folclore brasileiro, descrita como um ser monstruoso que mistura características humanas e animais, frequentemente retratada como um grande animal com cabeça de tamanduá ou cachorro.
O que é
Capelobo é um personagem do folclore brasileiro, que possui aparência de monstro. A lenda do Capelobo é muito comum na região Norte do Brasil, principalmente nos estados do Maranhão, Amazonas e Pará. Acredita-se que tenha surgido entre os povos indígenas da região.
A lenda do Capelobo é mantida viva principalmente através da tradição oral, nas áreas rurais do Brasil, com histórias passadas de geração em geração.
Características e lenda do Capelobo
De acordo com a lenda, seu corpo é uma mistura de ser humano com animais. Desta forma, possui cabeça e focinho de tamanduá-bandeira (ou de cachorro ou de anta, dependendo da versão), corpo humano forte, patas redondas (formato de fundo de garrafa) com muitos pelos no corpo. É muito rápido e vive correndo pelas matas próximas aos rios e em regiões de várzeas.
De acordo com a lenda, o Capelobo tem uma vida ativa durante a noite e madrugada, quando fica perambulando e rodeando barracões, casas e acampamentos no meio da mata. Emitindo sons assustadores (gritos altos), este monstro se alimenta de cães e gatos, principalmente os que acabaram de nascer. Ataca também os caçadores, matando-os e bebendo o sangue das vítimas.
Numa outra versão da lenda, o Capelobo apresenta-se como um predador voraz, alimentando-se principalmente de cérebros humanos, que ele extrai com seu focinho longo.
Para matar essa criatura monstruosa, de acordo com a lenda, só existe uma forma: um tiro certeiro em seu umbigo.
Semelhanças com o Lobisomem
A lenda do Capelobo possui, como vimos, muitas semelhanças com a do Lobisomem. Por isso, alguns folcloristas dizem que ele é uma espécie de lobisomem da região norte do Brasil. Em algumas tribos indígenas da região do rio Xingu, acredita-se que alguns índios possuem a capacidade de se transformarem em Capelobo.
Capelobo: uma lenda viva até os dias atuais (ilustração de como ele seria). |
Curiosidade:
Acredita-se que o nome deste personagem folclórico seja de origem indígena, sendo uma mistura de capê (osso quebrado) e lobo.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do artigo:
CARNEIRO, Edison. A dinâmica do folclore. 3 ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2008.
Vídeo indicado no YouTube:
A Lenda do Capelobo : O Lobisomem da Amazônia! No Amazonas é assim - Lendas Amazônicas