Curiosidades do Folclore Brasileiro

Dados e informações curiosas sobre as lendas do folclore brasileiro e seus personagens principais.

Folclore do Brasil: muitas lendas e curiosidades
Folclore do Brasil: muitas lendas e curiosidades

 

Curiosidades do folclore brasileiro:

 

- O Saci-pererê é o único personagem do folclore brasileiro que tem um dia no calendário em sua homenagem. Criado em 2005, 31 de outubro é o Dia do Saci. A data foi criada também para fazer contraponto ao crescimento das comemorações do Halloween no Brasil (sob influência da cultura norte-americana), que ocorre no mesmo dia.

 

- Um dos maiores conhecedores do folclore brasileiro foi o escritor, historiador, antropólogo e etnógrafo e folclorista Câmara Cascudo.

 

- Antigamente as lendas do folclore brasileiro eram muito usadas pelos pais para assustar “pedagogicamente” as crianças. Era uma das formas dos pais mostrarem a importância da obediência, dos perigos da vida e da importância na permanência no caminho do bem.

 

- Em 1991, a Casa da Moeda do Brasil homenageou Câmara Cascudo, o mais importante pesquisador do folclore brasileiro, estampando sua imagem numa cédula de 50 mil cruzeiros. A nota circulou até o ano de 1994.

 

- Temos no Brasil um dia para comemorar o nosso folclore. O Dia do Folclore é 22 de agosto.

 

- A palavra folclore tem origem inglesa. Ela deriva de folk, que significa povo ou gente e lore que significa conhecimento.

 

- Até os dias atuais, principalmente em regiões pouco urbanizadas do interior do Brasil, pessoas acreditam que seres folclóricos existem na realidade.

 

- A personagem folclórica Iara tem uma correspondência direta com as sereias, personagens lendárias da literatura de vários países.

 

- As lendas do folclore brasileiro foram transmitidas no tempo através da oralidade (boca a boca). Isso explica porque existem várias versões para uma mesma lenda ou personagem folclórico.

 

- Saci-Pererê, mula sem cabeça e curupira são os personagens mais populares do folclore do Brasil.

 

- No ano de 2015 foi criado um jogo para computador que retrata o folclore brasileiro. O game se chama “Guerreiros Folclóricos” e seu criador é a empresa brasileira Unique Entretenimento Digital. O interessante game de ação e aventura apresenta vários personagens do folclore brasileiro como, por exemplo, corpo-seco, saci-pererê, boitatá, curupira, Iara, Alamoa, Matinta Pereira, Boto, entre outros.

 

- Muitas lendas folclóricas foram criadas no passado, num contexto de desconhecimento científico, como uma forma de dar explicações aos fenômenos da natureza, cuja origem era desconhecida.

 

- Um dos personagens mais aterrorizantes do folclore brasileiro é o Curupira. Ele é uma criatura das florestas que tem características bastante particulares: é pequeno, tem cabelos flamejantes e os pés voltados para trás. Isso confunde os caçadores e madeireiros que se perdem em seus trilhos. É um defensor feroz da natureza e, segundo a lenda, pune aqueles que caçam por esporte ou que derrubam árvores sem motivo. Diz-se que ele pode causar ilusões, emitir sons aterrorizantes e até mesmo levar pessoas para o meio da floresta, deixando-as perdidas.

 

Nota de 50 mil cruzeiros em homenagem a Câmara Cascudo e o Bumba meu boi

Nota de 50 mil cruzeiros em homenagem ao folclorista Câmara Cascudo e o Bumba meu boi (boi-bumbá),

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).