Festas Populares do Brasil

Festas populares são celebrações culturais que refletem a diversidade e a riqueza das tradições regionais do país, envolvendo música, dança, gastronomia e manifestações religiosas.

Folia de Reis: exemplos de festa popular brasileira
Folia de Reis: exemplos de festa popular brasileira

 

O que são

 

As festas populares são comemorações ou eventos festivos, cuja principal característica é a participação do povo (coletividade). São caracterizadas também pela presença marcante das tradições regionais, rituais religiosos, comidas, músicas, danças e roupas típicas. Ocorrem em diversas localidades do Brasil (algumas são específicas de determinadas cidades ou regiões) e estão ligadas ao folclore brasileiro, pois apresentam forte componente cultural.

 

Exemplos de festas populares brasileiras e suas principais características:



Festa do Divino

 

Festa popular de rua, de caráter religioso (católico), que tem sua origem em Portugal. Ocorre em várias regiões do Brasil, sendo que em cada uma delas assume características diferentes.  Esta festa é realizada no domingo  de Pentecostes (descida do Espírito Santo nos apóstolos de Jesus).

 

Fazem parte da festa as missas católicas, procissões, novenas e shows com fogos de artifício. Tem a pomba branca, que representa o Espírito Santo, como o símbolo da festa.

 

Festa do Divino

Festa do Divino: outra importante festa popular brasileira.




Círio de Nazaré

 

É uma festa popular de rua, que ocorre anualmente (mês de outubro) na cidade de Belém do Pará. De caráter religioso (católico), reúne milhares de pessoas (romeiros), que vão às ruas para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Muitos romeiros vão ao evento para pagar promessas e, no final da festa, vestem roupas novas e comem comidas típicas do Pará como, por exemplo, o arroz com pequi, o pato no tucupi e o tacacá.

 

Foto da festa popular Círio de Nazaré

Círio de Nazaré: outro exemplo de festa popular brasileira.

 

 

Festas Juninas

 

As festas juninas ocorrem em diversas cidades dos quatro cantos do Brasil, durante o mês de junho. Também de caráter religioso, são homenagens a três santos católicos: São Pedro, São João e Santo Antônio. São caracterizadas por danças típicas (quadrilha), barracas com jogos, músicas regionais, barracas de comidas (principalmente as feitas com milho), queima de fogos de artifício e uso de roupas específicas que lembram o passado rural do Brasil (chapéu de palha, calça com remendos e camisa xadrez).



Folia de Reis

 

Ocorrem em várias cidades brasileiras, sendo que as de Sabará (Minas Gerais) e Parati (Rio de Janeiro) são as mais conhecidas. Durante os dias entre o Natal e o Dia de Reis (6 de janeiro), grupos de músicos andam pelas ruas da cidade, cantando canções que fazem referência à viagem dos reis magos em direção a Belém (local em que conheceram o menino Jesus).

 

Congada

 

Festa popular misturada com dança dramática. De origem africana, essa manifestação cultural representa a coroação de um rei do Congo. Embora tenha surgido no Nordeste, é representada em várias regiões do Brasil, principalmente no Sudeste, Sul e Centro-Oeste.

 

 

Importância das festas populares

 

1. Preservação da Cultura e Tradição: as festas populares geralmente celebram eventos históricos, mitologias ou aspectos da identidade cultural e ajudam a manter essas tradições e histórias vivas de geração em geração.


2. Vínculo Social e Unidade: estes eventos populares unem as pessoas. Eles oferecem oportunidades para as comunidades se conectarem e se envolverem umas com as outras, promovendo um sentimento de pertencimento e unidade.


3. Oportunidades Educacionais: as festas populares podem educar as pessoas sobre as tradições, valores e costumes de um país ou comunidade. Eles são uma maneira envolvente de aprender sobre a história e a cultura de um lugar.


4. Incentivo Econômico: contribuem significativamente para a economia de um país. Eles atraem o turismo, incentivando gastos com hospedagem, alimentação, lembranças e outros serviços. Eles também podem oferecer oportunidades para artesãos e vendedores locais mostrarem e venderem seus produtos.


5. Alegria e entretenimento: trazem alegria e entretenimento para as comunidades. Eles são tipicamente repletos de música, dança, arte e comida, que adicionam vibração à vida e proporcionam uma pausa na rotina.


6. Intercâmbio Cultural: para países com populações diversas, os festivais podem servir como uma plataforma para diferentes culturas compartilharem e celebrarem suas tradições únicas, promovendo a compreensão e a harmonia multicultural.


7. Elevação espiritual: muitas festas populares têm um elemento religioso ou espiritual, proporcionando uma oportunidade para reflexão espiritual, renovação e conexão.

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).