Águas Continentais
As águas continentais são aquelas presentes em rios, lagos e geleiras.
O que são (definição geográfica)
As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Estas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras.
As continentais são as mais consumidas pelos seres humanos, nas mais diversas atividades, pois é predominantemente água doce.
EXEMPLOS DE FONTES DE ÁGUAS CONTINENTAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS:
1. Os rios
Os rios são formados principalmente a partir das águas de chuvas. Ao caírem e se infiltrarem no solo, formam lençóis freáticos. Estes, quando aumentam de volume e chegam à superfície do solo, fazem surgir as nascentes dos rios.
Uma pequena parcela dos rios é formada a partir do derretimento da neve (principalmente no verão) localizada no topo de grandes montanhas.
Existem também alguns rios que são de origem lacustre, ou seja, tem origem nas águas dos lagos.
Existem dois tipos de rios: os perenes (nunca secam) e os temporários (deixam se existir em épocas secas).
2. Os lagos
Grande parte dos lagos é formada a partir do acúmulo de água em falhas ou depressões existentes na superfície continental. Estas formações lacustres são muito usadas para pesca, atividades esportivas e recreativas, além de servirem para abastecimento de água para uso doméstico e agrícola (caso de lagos de grande porte). Em regiões de clima frio e polar, muitos lagos costumam congelar nas estações frias do ano.
Lago: outro tipo de fonte de água continental (na foto: Lago Titicaca, Peru). |
3. As geleiras
Também chamados glaciares, as geleiras são compostas por neve compactada na superfície terrestre. Essa massa espessa de água congelada (gelo) pode ser encontrada em cerca de 10% da superfície da Terra.
Atualmente, a maior parte das geleiras está localizada nas regiões polares do planeta. O restante encontra-se no topo de montanhas de altitudes elevadas.
Grande parte da água doce da Terra está presente nestas geleiras.
4. As águas subterrâneas
Existem depósitos naturais formados por água infiltrada no subsolo (principalmente entre rochas). Os principais são os aquíferos e os lençóis freáticos.
Embora em pequena quantidade, também existe água doce congelada no topo de montanhas em regiões de clima frio. |
Curiosidade geográfica:
O Brasil é um país rico em águas continentais, pois em nosso território existem muitos rios perenes. Vale ressaltar que, grande parte desta água, está localizada na região amazônica.
QUIZ
Qual dos tipos de água abaixo não pode ser considerada do tipo continental?
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
Fonte de pesquisa do artigo:
- ADÃO, Edilson e Furquim Jr., Laércio. 360° Geografia. São Paulo: Editora FTD, 2015.