Ciclo da Água

O ciclo da água é formado pelos movimentos e fases da água na atmosfera terrestre.

Ciclo da Água: grande importância para a manutenção da vida na Terra
Ciclo da Água: grande importância para a manutenção da vida na Terra

 

O que é (definição)


O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.

 

Processo 


O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).

 

Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.

 

Interferências no ciclo da água

 

Fatores que atuam no processo do ciclo hidrológico: movimentos do planeta (rotação e translação), energia solar, gravidade, processos físico-químicos (salinidade, por exemplo) e processos biológicos (causados por vegetação e seres vivos).

 

Os processos que influenciam no ciclo da água são: chuva, neve, granizo, condensação, evapotranspiração (transpiração de seres vivos), evaporação, infiltração da água e escoamento superficial da água.

 

Importância


O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.

 

Ilustração mostrando o ciclo da água

Ilustração do ciclo hidrológico





atualizado em 05/12/2020