Bacia Amazônica

Características, localização, mapa, rios e afluentes da Bacia Amazônica, transporte, geografia, resumo, bibliografia

Bacia Amazônica (cor verde no mapa)
Bacia Amazônica (cor verde no mapa)

 

Características da Bacia Amazônica 

 

A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo com 7,05 milhões de quilômetros quadrados. Deste total, aproximadamente 4 milhões de km² estão em território brasileiro (região norte). Ela também está presente nos territórios da Bolívia, Peru, Venezuela e Colômbia.

 

A Bacia Amazônica começa no território peruano como o rio Vilcanota. Este rio, ao entrar em território brasileiro, ganha o nome de Solimões. Ao encontrar-se com o rio Negro, recebe o nome de Amazonas.

 

A Bacia Amazônica possui comunicação com a Bacia do Orinoco, através do Canal do Cassiquare.

 

Tendo o rio Amazonas como a espinha dorsal da bacia, ela conta com grande quantidade de afluentes e canais, criados pelo processo de cheia e vazante.

 

Outro destaque desta Bacia Hidrográfica é a grande quantidade de rios navegais. No total, cerca de 22 mil quilômetros de rios recebem embarcações, facilitando o transporte de pessoas e mercadorias na região. A hidrovia do rio Madeira, inaugurada em 1997, possibilita o transportem principalmente de gêneros agrícolas, entre Porto Velho e Itacoatiara.

 

A Bacia do Rio Amazonas é a que apresenta maior potencial hidrelétrico do Brasil. Esse potencial é de, aproximadamente, 96,6 mil MW (em dezembro de 2016 - fonte: Eletrobrás).

 

 

Principais rios da Bacia Amazônica:

 

- Rio Amazonas


- Rio Negro


- Rio Solimões


- Rio Xingu


- Rio Madeira


- Rio Tocantins


- Rio Japurá


- Rio Juruá


- Rio Purus


- Rio Tapajós


- Rio Branco


- Rio Jari


- Rio Trombetas