Equinócio e Solstício

Definição de equinócio e solstício, relação com as estações do ano e datas de 2025.

Equinócio e Solstício: marcando o início das estações do ano
Equinócio e Solstício: marcando o início das estações do ano

 

Equinócio

 

O equinócio é um fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem de forma direta na linha do Equador. O equinócio ocorre em dois dias do ano, deixando dia (parte iluminada) e noite (parte escura) com o mesmo tempo de duração.

 

Os dois dias de equinócio são utilizados para marcar o começo de duas estações do ano: primavera e outono.

 

O equinócio de outono, ocorre geralmente em 20 de março e marca o início do outono no hemisfério sul. No hemisfério norte ele dá início à primavera.

 

O outro equinócio ocorre no dia 22 ou 23 de setembro, dependendo do ano. No hemisfério sul é o equinócio de primavera e marca o início desta estação do ano. Já no hemisfério norte ele marca o começo do outono.



Solstício

 

O solstício é o fenômeno astronômico em que os raios do Sol incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio ou Trópico de Câncer. Existem dois dias de solstício durante o ano. Eles marcam o início de duas estações do ano: verão e inverno.

 

No hemisfério sul, o solstício de verão ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro. Num destes dias, dependendo do ano, os raios solares incidem diretamente sobre o Trópico de Capricórnio. Ele marca o início do verão neste hemisfério. Já o solstício de inverno ocorre no dia 20 ou 21 de junho, dando início ao inverno neste hemisfério.

 

No hemisfério norte, o solstício de verão ocorre no dia 20 ou 21 de junho e marca o começo do verão. Os raios solares, num destes dias, incidem diretamente sobre o Trópico de Câncer. Já o solstício de inverno, neste hemisfério, ocorre no dia 21 ou 22 de dezembro.



Equinócios e Solstício no hemisfério sul

 

Ano de 2025

 

Equinócio de outono: 20 de março de 2025, às 06h02.


Solstício de inverno: 20 de junho de 2025, às 23h42.


Equinócio de primavera: 22 de setembro de 2025, às 15h19.


Solstício de verão: 21 de dezembro de 2025, às 12h03.

 

 

Flores coloridas na Primavera

Primavera, estação das flores, terá início em 23 de setembro de 2024.

 

 

Importância do equinócio e solstício em diversas áreas

 

Os equinócios e solstícios têm importância em diversas áreas do conhecimento e da cultura humana. Suas influências podem ser observadas na astronomia, na agricultura, na religião, na climatologia e até mesmo nas práticas sociais e culturais de diferentes povos.


Áreas e importâncias



1. Astronomia

- Marcam a mudança das estações, sendo fundamentais para a medição do tempo.

- O equinócio ocorre quando o Sol cruza a linha do equador celeste, resultando em dias e noites de duração aproximadamente igual.

- O solstício marca os momentos em que o Sol atinge sua maior ou menor inclinação em relação à Terra, definindo o dia mais longo e o mais curto do ano.


2. Agricultura


- Antigamente, o conhecimento dos equinócios e solstícios era essencial para determinar o melhor período para o plantio e a colheita.

- Muitas civilizações desenvolveram calendários agrícolas baseados nessas datas.


3. Religião e Cultura


- Diversas civilizações antigas, como os maias, egípcios e druidas, construíram monumentos alinhados com os solstícios e equinócios, como Stonehenge e as pirâmides maias.

- Muitas festas religiosas são associadas a essas datas, como o Natal, celebrado próximo ao solstício de inverno no Hemisfério Norte, e festas pagãs como o Yule e o Ostara.


4. Climatologia e Meteorologia

- As datas marcam a transição entre períodos climáticos distintos, influenciando padrões de temperatura, chuvas e ventos.

- O conhecimento dos solstícios e equinócios auxilia na previsão das mudanças sazonais e no planejamento de políticas ambientais.


5. Turismo e Eventos Sociais

- Locais históricos como Machu Picchu, no Peru, e Chichén Itzá, no México, recebem grande número de visitantes durante os equinócios, devido aos efeitos visuais que ocorrem nessas construções.

- Muitos festivais e eventos ao redor do mundo ocorrem nessas datas, como o Festival de Inti Raymi, no Peru, e o Midsummer, na Escandinávia.

 

 


 

 

Artigo revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)