Ramos da Geografia Física e Humana

A Geografia é caracterizada pela existência de diversos ramos específicos, sendo cada um voltado para um campo de estudo.

Geografia: muitos ramos com focos diferentes
Geografia: muitos ramos com focos diferentes

 

Introdução

 

A Geografia Física e a Geografia Humana apresentam diversos ramos de especialização, focados em diversos elementos de estudo. Os ramos da Geografia Física estão mais voltados para o estudo do relevo, vegetação, clima, rios, entre outros. Já a Geografia Humana é mais especializada no estudo da interação dos seres humanos com os diversos elementos do meio ambiente.



Principais ramos da Geografia Física:

 

- Geomorfologia: estuda a superfície da Terra e os processos que a moldam, tanto atualmente quanto no passado. Ela observa várias formas de relevo e seus mecanismos de formação, incluindo aqueles em desertos e rios. A geomorfologia visa entender a história, a dinâmica e as futuras mudanças das formas de relevo através da observação de campo, experimentos físicos e modelagem numérica.


- Hidrologia: foca na distribuição, movimento e qualidade da água na superfície e subsuperfície terrestre. Isso inclui o estudo da água em rios, lagos, aquíferos e geleiras. A hidrologia é crucial para entender o ciclo da água e seu impacto no ambiente, e muitas vezes se intersecta com a engenharia e as ciências da terra.


- Glaciologia: é o estudo de geleiras, mantos de gelo (coletivamente conhecidos como criosfera) e fenômenos relacionados ao gelo. A glaciologia se preocupa em entender a dinâmica das massas de gelo e seu impacto no clima e na paisagem da Terra.


- Climatologia: esta ramificação examina o clima, a variabilidade climática e as mudanças climáticas, incluindo seus efeitos na superfície da Terra e na vida. A climatologia usa análise de dados e modelagem para entender padrões climáticos passados e prever comportamentos climáticos futuros.


- Biogeografia: lida com a distribuição de plantas e animais na superfície da Terra. Ela explora como processos físicos e biológicos influenciam a distribuição de espécies, a biodiversidade e os padrões espaciais dos ecossistemas.


- Geografia do Solo (Pedologia): esta subdisciplina estuda a formação, classificação e distribuição dos solos em relação ao ambiente natural. Ela examina as propriedades físicas, químicas e biológicas dos solos e seu papel no suporte à vida vegetal e animal.


- Oceanografia: embora não explicitamente mencionada como um ramo da geografia física, a oceanografia está intimamente relacionada e foca no estudo dos oceanos e mares da Terra, incluindo suas propriedades físicas e químicas, dinâmica e a vida que eles suportam.


- Meteorologia: estuda a atmosfera e os processos meteorológicos, a meteorologia estuda fenômenos atmosféricos, previsão do tempo e o impacto do clima na superfície da Terra e nas atividades humanas.


- Geografia Ambiental: este ramo examina as interações entre humanos e o ambiente natural, focando em como as atividades humanas impactam os processos físicos e paisagens da Terra, e vice-versa.

 

Mapa física da África com o texto Geografia Física

Geografia Física: vários ramos destinados ao estudo de relevo, vegetação e hidrografia.




Principais ramos da Geografia Humana:

 

- Geografia Social: analisa os fenômenos sociais dos grupos humanos e suas relações dentro da paisagem social.

 

- Geografia das Populações: estuda a quantidade, composição e distribuição da população humana em relação às características das paisagens geográficas.

 

- Geografia Política: estuda a distribuição e organização espacial dos fenômenos políticos.

 

- Geografia Urbana: estuda a ocupação dos espaços urbanos (cidades), desenvolvimento e problemas relacionados (exemplo: mobilidade urbana).

 

- Geografia Econômica: estuda e analisa as formas de produção e utilização de recursos, considerando as características do meio e a distribuição dos produtos.

 

Gráfico com barras e ilustrações de pessoas

Geografia das Populações: muito importante para entendermos as características demográficas dos países.



 



Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)