Ramos da Geografia

Quais são, exemplos, o que estuda cada um dos ramos, resumo, bibliografia indicada

Geografia: muitos ramos com focos diferentes
Geografia: muitos ramos com focos diferentes

 

Introdução

 

A Geografia Física e a Geografia Humana apresentam diversos ramos de especialização, focados em diversos elementos de estudo. Os ramos da Geografia Física estão mais voltados para o estudo do relevo, vegetação, clima, rios, entre outros. Já a Geografia Humana é mais especializada no estudo da interação dos seres humanos com os diversos elementos do meio ambiente.

 

Principais ramos da Geografia Física

 

- Geomorfologia: estuda as origens e evolução das formas dos relevos terrestres.

 

- Climatologia: estuda e analisa os climas, suas variedades e distribuição nas diversas regiões do planeta Terra. Os fatores climáticos e diferenciações regionais também são alvos deste ramo geográfico.

 

- Pedologia: ciência que estuda o solo em seus diversos aspectos relacionados à morfologia, formação (gênese) e classificação.

 

- Biogeografia: ramo da Geografia que estuda as paisagens biológicas e as formas de distribuição dos animais e plantas.

 

- Hidrografia: estuda e analisa os fenômenos relacionados às águas (rios, mares, oceanos, lagos, etc.) do planeta Terra.

 

Principais ramos da Geografia Humana

 

- Geografia Social: analisa os fenômenos sociais dos grupos humanos e suas relações dentro da paisagem social.

 

- Geografia das Populações: estuda a quantidade, composição e distribuição da população humana em relação às características das paisagens geográficas.

 

- Geografia Política: estuda a distribuição e organização espacial dos fenômenos políticos.

 

- Geografia Econômica: estuda e analisa as formas de produção e utilização de recursos, considerando as características do meio e a distribuição dos produtos.