Rio Paraná

O rio Paraná é um curso de água importante da América do Sul.

Foto do rio Paraná na fronteira entre o Brasil e o Paraguai
Foto do rio Paraná na fronteira entre o Brasil e o Paraguai

 

Localização, nascente e foz

 

O rio Paraná é um importante rio da América do Sul (principal rio da Bacia Hidrográfica do rio Paraná). Sua nascente fica na confluência dos rios Paranaíba e rio Grande, na região de divisa entre os estados de São Paulo, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. Ao correr para a região oeste, ele cria uma divisa natural entre a Argentina e o Paraguai. Logo em seguida, o rio segue pelo território argentino. Em seu trecho final, ele segue na direção sul até desaguar (foz) no delta do Paraná e no rio da Prata.

 

Características, informações e dados importantes sobre o rio:

 

- O rio Paraná possui 4.880 km de extensão. É o segundo maior rio em extensão no continente americano. Em drenagem ele é o quarto maior do mundo.

 

- Sua vazão na foz é de, aproximadamente, 15.900 m³/s.

 

- Esse rio apresenta bom potencial hidrelétrico.

 

- Passa pelo território de três países: Brasil, Argentina e Paraguai.

 

- Seus principais afluentes são: Rio Tietê, Rio Paranapanema e Rio Iguaçu (margem esquerda); Rio Suruí, Rio Verde e Rio Pardo (margem direita). 

 

- Principal hidrelétrica: Usina Hidrelétrica de Itaipu (município de Foz do Iguaçu, na fronteira entre o Brasil e o Paraguai).

 

- Principal hidrovia: Hidrovia Tietê-Paraná, importante via navegável entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. Ela é utilizada para transporte de pessoas, cargas e até veículos.

 

Pôr-do-sol no Rio Paraná

Pôr-do-sol no Rio Paraná.

 

 

 

 

 

Curiosidades:

 

- O rio Paraná é o segundo maior rio em extensão da América do Sul. 

 

- Grande parte da bacia do Rio Paraná já foi ocupada por florestas tropical e subtropical. Infelizmente, em função do desmatamento das últimas décadas, pouco sobrou desta vegetação natural.

 

 



Atualizado em 09/03/2022