Rochas Ígneas e suas características

As rochas ígneas são aquelas originadas da solidificação do magma.

Granito: exemplo de rocha ignea intrusiva
Granito: exemplo de rocha ignea intrusiva


O que são e suas principais características

 

Também conhecidas como rochas magmáticas, as rochas ígneas são aquelas originárias do esfriamento e solidificação (cristalização) do magma (massa mineral pastosa localizada nas profundezas da superfície terrestre). Na passagem do estado pastoso para sólido, quase sempre formam cristais, que se encontram em grande quantidade nesse tipo de rocha. Em função dessa característica, são chamadas também de rochas cristalinas.

 

As rochas ígneas se apresentam como massas disformes (sem forma definida), duras e compactadas. As rochas ígneas costumam não apresentar traços de presença de materiais orgânicos (vegetais ou animais).

 

Tipos de rochas ígneas:

 

1. Rochas ígneas intrusivas

 

Este tipo de rocha se forma lentamente em grandes profundidades da superfície terrestre, quando ocorre a solidificação do magma e se formam grandes cristais.

 

Exemplos: diorito, turmalina, sienito, gabro e granito.

 

 

2. Rochas ígneas extrusivas


São formadas a partir do resfriamento do magma, que é lançado para fora dos vulcões. Por esse motivo, são também conhecidas como rochas vulcânicas e eruptivas. Como o processo de solidificação é rápido, não ocorre a formação de grandes cristais.

 

Exemplos: basalto, obsidiana, tufo vulcânico e riólito.

 

Pedra de Basalto

Basalto: exemplo de rocha ígnea extrusiva.