Escudos Cristalinos

Os escudos cristalinos são estruturas geológicas muito antigas presentes na crosta terrestre.

Área de escudo cristalino no Canadá
Área de escudo cristalino no Canadá

 

O que são


Os escudos cristalinos são estruturas geológicas antigas, formadas na era Pré-Cambriana e início da era Paleozoica, presentes na crosta terrestre. São também conhecidos como escudos pré-cambrianos.

 

Como se formaram?

 

Eles foram formados através de uma história geológica complexa e prolongada que remonta à era Pré-Cambriana, que engloba cerca de 88% da história da Terra, terminando aproximadamente há 540 milhões de anos. Esses escudos são o resultado de múltiplos processos geológicos ao longo de bilhões de anos, incluindo a formação e fragmentação de supercontinentes, atividade vulcânica e movimentos tectônicos.


A formação dos escudos cristalinos começou com o acúmulo e a solidificação do magma do manto da Terra, formando as rochas ígneas iniciais. Com o tempo, essas rochas foram submetidas a intenso calor e pressão, levando ao metamorfismo, que as transformou em formas mais estáveis. Além disso, o processo de tectônica de placas desempenhou um papel significativo, onde a colisão e separação de placas tectônicas causaram dobras, falhas e elevação, trazendo essas rochas profundas para a superfície. A erosão ao longo de milhões de anos, então, removeu as camadas sedimentares sobrepostas, expondo as rochas cristalinas antigas e duras que vemos hoje como escudos. Esses processos geológicos, ocorrendo ao longo de vastos períodos de tempo, moldaram a composição e a estrutura da crosta terrestre nessas regiões, tornando os escudos cristalinos algumas das partes mais antigas e estáveis da superfície da Terra.



Principais características dos escudos cristalinos:


• Formação muito antiga (principalmente Pré-Cambriano).

 

• Presença de minerais metálicos e não metálicos.

 

• Presença de rochas magmáticas e metamórficas.

 

• Baixa incidência de atividades sísmicas (terremotos), ou seja, área de estabilidade tectônica.

 

• Ausência de cobertura sedimentar.

 

•Presença de áreas que sofreram longos períodos de erosão.



Recursos minerais presentes


Por se tratar de uma estrutura geológica muito antiga, os escudos cristalinos apresentam grande quantidade de recursos minerais. As áreas que apresentam formações mais antigas são ricas em minerais não metálicos como, por exemplo, granito, diorito, quartzo, ardósia, magnesita, amianto e feldspato.

 

Já nas áreas de formação mais recente (Proterozoico), ou menos antiga, os minerais metálicos estão mais presentes. Os principais são: minério de ferro, ouro, cobre, manganês, chumbo, bauxita, estanho, cromo, cobalto e níquel.



Escudos cristalinos no Brasil


No território brasileiro, os escudos cristalinos correspondem a 36% da crosta terrestre (relativo às terras emersas). São antigos, ou seja, formados na era Pré-Cambriana. Apresentam altitudes medianas, em torno de 600 metros. São áreas com grande presença de recursos minerais, principalmente minerais metálicos (minério de ferro, estanho, manganês, bauxita, cobre e ouro). Este fato faz do Brasil um dos principais produtores e exportadores de minerais metálicos do mundo.



Os escudos cristalinos no Brasil são:


- Escudo das Guianas (extremo norte do Brasil)

 

- Escudo do Brasil Central (região centro-norte)

 

- Escudo Atlântico (região centro-leste).

 

Foto do Monte Roraima no Escudo das Guianas

Monte Roraima no Escudo Cristalino das Guianas (região Norte do Brasil).