Bacias Sedimentares
Bacias sedimentares são depressões na crosta terrestre onde se acumulam sedimentos ao longo de milhões de anos, formando rochas sedimentares e podendo armazenar recursos naturais como petróleo, gás natural e carvão.

O que são
As bacias sedimentares são depressões existentes no relevo, que são preenchidas por sedimentos de origem orgânica (vegetais, animais mortos, algas) e por rochas que passaram por processo de erosão. São de grande importância econômica, pois são responsáveis por fontes de energia de origem fóssil (petróleo e carvão mineral).
Bacias sedimentares e petróleo
Grande parte das jazidas de petróleo do mundo está em bacias sedimentares, pois ao longo de milhões de anos o material orgânico soterrado foi entrando em processo de decomposição, em função da ação de bactérias e da baixa quantidade de oxigênio, dando origem ao petróleo e ao gás natural.
Bacias sedimentares e carvão mineral
Em alguns casos, ocorreu o soterramento de florestas e matas. Nestas bacias sedimentares estes vegetais entraram, com o passar de milhares de anos, em processo de sedimentação, formando rochas sedimentares de origem fóssil (carvão mineral).
Como as bacias sedimentares são formadas?
As bacias sedimentares são formadas principalmente através da subsidência da crosta terrestre, onde a camada superficial afunda sob o peso dos sedimentos que se acumulam. Esse processo pode ocorrer devido a vários mecanismos geológicos, como movimentos de placas tectônicas, incluindo a formação de rifts e o afinamento da crosta, ou devido ao envergamento da crosta sob o peso de cadeias de montanhas (cordilheiras) ou grandes depósitos de sedimentos. À medida que a crosta subsidia, cria depressões que são gradualmente preenchidas com sedimentos trazidos por água e vento ou depositados por geleiras. Com o tempo, esses sedimentos acumulados compactam e cimentam-se, formando rochas sedimentares e criando características geológicas distintas que podem conter recursos valiosos como petróleo, gás e minerais.
Principais bacias sedimentares brasileiras:
- Bacia Sedimentar da Amazônia – localizada na Floresta Amazônica.
- Bacia Sedimentar Potiguar – localizada entre o oeste do Ceará e costa do Rio Grande do Norte.
- Bacia Sedimentar do Paraná – é uma extensa bacia sedimentar localizada na região centro-leste da América Sul. Possui reservas significativas de carvão mineral.
- Bacia Sedimentar do Espírito Santo – localizada entre o litoral norte do Espírito Santo e o sul da Bahia. Possui significativas reservas petrolíferas.
- Bacia Sedimentar de Campos – entre a costa norte do litoral do Rio de Janeiro e a costa sul do Espírito Santo. É a maior bacia produtora de petróleo do Brasil (cerca de 75%).
- Bacia Sedimentar de Santos – situada na plataforma continental (do litoral de Santa Catarina até o litoral do Rio de Janeiro). Possuem também importantes reservas de petróleo, exploradas atualmente.
Curiosidades:
- Grande parte das jazidas de carvão mineral e petróleo, presentes em bacias sedimentares, se formaram nas eras geológicas Mesozoica e Paleozoica.
- Nas bacias sedimentares do território brasileiro, além de petróleo e carvão mineral, podemos encontrar: gás natural, xisto betuminoso, calcário, etc.
- Cerca de 70% da área das bacias sedimentares brasileiras estão localizadas no interior do país. Já as que se localizam na região costeira totalizam cerca de 30%.
|
Imagem aérea de uma bacia sedimentar na China |
Vocabulário do texto:
- Jazida: local onde ocorre a acumulação natural de minerais ou combustíveis fósseis, como petróleo, carvão e gás natural.
- Decomposição: processo de degradação da matéria orgânica por ação de micro-organismos, transformando-a em substâncias mais simples.
- Bactéria: micro-organismo unicelular que pode atuar na decomposição da matéria orgânica e na formação de combustíveis fósseis.
- Oxigênio: gás essencial para a respiração dos seres vivos e que, em baixas concentrações, favorece a formação de petróleo e carvão mineral.
- Soterramento: processo de cobertura de materiais, como restos vegetais e sedimentos, por camadas de terra ao longo do tempo.
- Sedimentação: acúmulo de partículas transportadas por vento, água ou gelo, que formam camadas de sedimentos ao longo do tempo.
- Subsidência: afundamento gradual da crosta terrestre devido ao peso dos sedimentos acumulados ou à movimentação tectônica.
- Crosta Terrestre: camada externa e rígida da Terra, composta por rochas e minerais, onde ocorrem processos geológicos como a formação de bacias sedimentares.
- Placas Tectônicas: grandes blocos que formam a crosta terrestre e se movimentam, causando fenômenos como terremotos e a formação de bacias sedimentares.
- Rift: estrutura geológica formada pelo afastamento de placas tectônicas, criando depressões que podem se tornar bacias sedimentares.
- Envergamento: curvatura da crosta terrestre causada pelo peso de cadeias de montanhas ou grandes depósitos de sedimentos.
- Cordilheira: conjunto de montanhas formado pelo choque de placas tectônicas, influenciando processos geológicos como a subsidência.
- Geleira: massa de gelo em movimento que pode transportar sedimentos e contribuir para a formação de bacias sedimentares.
- Compactação: processo pelo qual os sedimentos se tornam mais densos devido à pressão exercida por camadas superiores.
- Cimentação: etapa da formação das rochas sedimentares em que os sedimentos se unem por substâncias minerais, tornando-se uma estrutura sólida.
- Plataforma Continental: prolongamento da crosta terrestre sob o oceano, onde se localizam importantes bacias sedimentares.
- Xisto Betuminoso: rocha sedimentar rica em matéria orgânica que pode ser processada para a extração de óleo e gás.
- Calcário: rocha sedimentar formada principalmente por carbonato de cálcio, utilizada na fabricação de cimento e corretivos agrícolas.
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fontes de referência do texto:
TERRA, Lygia e COELHO, Marcos de Amorim. Geografia Geral – O espaço natural e socioeconômico. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
VESENTINI, José William. Sociedade e Espaço. Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Ática, 2006.
Vídeo indicado no YouTube:
ESTRUTURA GEOLÓGICA DA TERRA - ESCUDOS CRISTALINOS, BACIAS SEDIMENTARES, DOBRAMENTOS MODERNOS (Canal Quadro Livre)