Rio Doce: dados e características
O Doce é um importante rio que passa pelos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Conheça suas características hidrográficas.
Localização geográfica e formação
O rio Doce é um dos principais cursos de água localizados nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
O principal curso de água, que contribuí para a formação do rio Doce, é o rio Piranga. Após se juntar com as águas do rio do Carmo, na região entre as cidades de Ponta Nova e Rio Doce, ele passa a se chamar rio Doce.
Principais dados hidrográficos e geográficos:
- Comprimento: 853 km
- Nascente: Serra da Mantiqueira
- Foz: Oceano Atlântico no litoral do Espírito Santo.
- Principais afluentes: rio Piracicaba, rio Santo Antônio, rio Corrente Grande, rio Casca, Suaçuí Pequeno, Suaçuí Grande, rio Resplendor, Manhuaçu, Pancas e São José.
- Principais cidades por onde passa: em Minas Gerais (Aimorés, Belo Oriente, Caratinga, Coronel Fabriciano, Galileia, Governador Valadares, Guaraciaba, Ipatinga, Itabira, Mariana, Manhuaçu, Ouro Preto, Piranga, Ponte Nova, Santa Rita do Itueto, Santana do Paraíso, Timóteo, Viçosa, Rio Doce e Mutum; no Espírito Santo (Colatina, Linhares, Itaguaçu, Santa Teresa e Afonso Cláudio).
- Bacia hidrográfica que pertence: Bacia hidrográfica do rio Doce, que pertencente à região hidrográfica do Atlântico Sudeste.
- Área da bacia: cerca de 83,4 mil km²
Imagem aérea do rio Doce na cidade mineira de Governador Valadares. |
Desastre ambiental no rio Doce
Em 5 de novembro de 2015, a barragem (estrutura construída num vale para represar água) de rejeitos de mineração, de responsabilidade da empresa mineradora Samarco, rompeu-se e provocou um grave desastre ambiental no rio. Além de contaminar o rio Doce, 18 pessoas morreram no acidente. A cidade de Bento Rodrigues foi destruída e vários municípios, localizados nas margens do rio, sofreram graves danos.
Por Equipe Sua Pesquisa
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.