Rio da Prata

O Rio da Prata é um extenso estuário formado pela confluência dos rios Paraná e Uruguai, localizado na costa sudeste da América do Sul, entre a Argentina e o Uruguai, e serve como uma importante via navegável e econômica para a região.

Rio da Prata na região de Montevidéu
Rio da Prata na região de Montevidéu

 

Localização

 

O rio da Prata é um importante rio da América do Sul. Está localizado numa região de divisa entre o Uruguai e a Argentina. Ele, na verdade, é um estuário formado pelo deságue, no Oceano Atlântico, das águas dos rios Paraná e Uruguai.



Características, informações e dados hidrográficos:

 

Comprimento: 320 km

 

Caudal médio: 21.700 m³/s

 

Largura máxima: 230 km

 

Área da superfície: 30.350 km²

 

Profundidade média: 10 metros

 

Área drenada pelo rio da Prata e seus afluentes (Bacia Platina): 3,2 milhões de km²

 

Foz: Oceano Atlântico

 

Principais cidades às margens do rio da Prata: Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai), Entre Rios (Argentina), Colonia (Uruguai), San José (Uruguai), Canelones (Uruguai) e Maldonado (Uruguai).

 

Principais afluentes: rios Uruguai, Paraná, Matanza-Riachuelo, Samborombón, Lujan, Salado, Rosário e Santa Lucia.

 

Poluição: a área mais poluída do rio é na região de Buenos Aires.

 

Principais espécies de peixes que vivem nas águas do rio: Dourado (Salminus brasiliensis), Surubi (Pseudoplatystoma spp.), Pejerrey (Odontesthes bonariensis), Pacu (Piaractus mesopotamicus), Traíra (Hoplias malabaricus) e Sabalo (Prochilodus lineatus).

 

 

Foto de um rio as margens de uma cidade

Rio da Prata no Uruguai




Curiosidades:

 

- Montevidéu e Buenos Aires, capitais do Uruguai e Argentina respectivamente, estão localizadas às margens do rio da Prata.

 

- O rio da Prata foi cenário de importantes batalhas na Guerra do Paraguai (1864-1870).

 

- O Río de la Plata, que significa "Rio de Prata" em espanhol, recebeu seu nome dos primeiros exploradores espanhóis e portugueses. Acredita-se que o nome tenha se originado da lenda de uma montanha mítica, a Sierra de la Plata, dita rica em prata, localizada a montante do estuário do rio.

 

- O rio da Prata foi descoberto em 1501 pelo navegador florentino Américo Vespúcio, que navegava a serviço da coroa espanhola.

 

- O nome tem a origem ligada as expedições, realizadas pelos espanhóis, na região do rio nas primeiras duas décadas do século XVI. Como eles encontraram prata com indígenas nativos, resolveram colocar o nome no estuário de rio da Prata.

 

Foto aérea do estuário do rio da Prata

Estuário do rio da Prata (foto aérea).

 

 



Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)