Arte Grega Antiga

A arte grega antiga é marcada por equilíbrio e grande beleza estética. Atenas foi o grande centro artístico da civilização grega e berço de importantes escultores e pintores.

Vaso grego com pinturas
Vaso grego com pinturas


Introdução e principais características

 

Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.

 

Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidas em homenagem aos deuses gregos.

 

Outras importantes características gerais, da arte grega, que podemos citar são: valorização do ser humano, presença da beleza, representação de valores morais e cívicos e a busca pela representação da natureza.

 

Arquitetura Grega 

 

Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).


A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:

 

1 – Coríntio -  pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis (parte superior) das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.

 

2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza e estabilidade.

 

3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo foi o uso de base circular.

 

 

 

 

Capitel grego no estilo jônico

Capitel grego no estilo jônico

 

 

Exemplos de construções da Grécia Antiga:

 

- Estátua de Zeus em Olímpia

- Partenon de Atenas

- Colosso de Rodes


- Templo de Hefesto


- Mausoléu de Halicarnasso

- Tempo de Ártemis em Éfeso

- Farol de Alexandria.

 

Gravura do templo de Ártemis na Grécia Antiga

Templo de Ártemis na Grécia Antiga: gravura feita no século XIX pelo gravurista e historiador suíço Philip Schaff.

 


Pintura Grega 

 

A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios. Entre os principais pintores da Grécia Antiga, podemos destacar Apeles e Zêuxis.

 

Pintura colorida de dois homens e dois cavalos

Afresco (pintura em parede) grego antigo.



Escultura Grega

 

As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos. Um dos principais escultores da Grécia Antiga foi Fídias, convidado por Péricles para comandar a reconstrução da cidade de Atenas, destruída após a guerra com os persas.

 

escultura grega antiga

Discóbolo: exemplo de escultura grega antiga



Kore, escultura grega antiga

Kore arcaica: exemplo de escultura grega do período arcaico.

 

 

Influência grega na arte romana 

 

Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estilo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.

 

 



Atualizado em 03/01/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).