Arte Grega Antiga
A arte grega antiga é marcada por equilíbrio e grande beleza estética. Atenas foi o grande centro artístico da civilização grega e berço de importantes escultores e pintores.

Introdução e principais características
Os gregos antigos se destacaram muito no mundo das artes. As esculturas, pinturas e obras de arquitetura impressionam, até os dias de hoje, pela beleza e perfeição.
Os artistas gregos buscavam representar, através das artes, cenas do cotidiano grego, acontecimentos históricos e, principalmente, temas religiosos e mitológicos. As grandes obras de arquitetura como os templos, por exemplo, eram erguidas em homenagem aos deuses gregos.
Outras importantes características gerais, da arte grega, que podemos citar são: valorização do ser humano, presença da beleza, representação de valores morais e cívicos e a busca pela representação da natureza.
Arquitetura Grega
Um dos templos gregos mais conhecidos é a Acrópole de Atenas, que foi construído no ponto mais alto da cidade, entre os anos de 447 a 438 a.C. Além das funções religiosas, o templo era utilizado também como ponto de observação militar. As colunas deste templo seguiram o estilo arquitetônico dórico (veja abaixo).
A arquitetura grega antiga pode ser dividida em três estilos:
1 – Coríntio - pouco utilizado pelos arquitetos gregos, caracterizava-se pelo excesso de detalhes. Os capitéis (parte superior) das colunas eram, geralmente, decorados com folhas.
2 – Dórico - estilo com poucos detalhes, transmitindo uma sensação de firmeza e estabilidade.
3 – Jônico - este estilo transmitia leveza, em função dos desenhos apresentados, principalmente nas colunas das construções. Outra característica deste estilo foi o uso de base circular.
|
Capitel grego no estilo jônico |
Exemplos de construções da Grécia Antiga:
- Estátua de Zeus em Olímpia
- Partenon de Atenas
- Colosso de Rodes
- Templo de Hefesto
- Mausoléu de Halicarnasso
- Tempo de Ártemis em Éfeso
- Farol de Alexandria.
![]() |
Templo de Ártemis na Grécia Antiga: gravura feita no século XIX pelo gravurista e historiador suíço Philip Schaff. |
Pintura Grega
A pintura grega também foi muito importante nas artes da Grécia Antiga. Os pintores gregos representavam cenas cotidianas, batalhas, religião, mitologias e outros aspectos da cultura grega. Os vasos, geralmente de cor preta, eram muito utilizados neste tipo de representação artística. Estes artistas também pintavam em paredes, principalmente de templos e palácios. Entre os principais pintores da Grécia Antiga, podemos destacar Apeles e Zêuxis.
|
Afresco (pintura em parede) grego antigo. |
Escultura Grega
As esculturas gregas transmitem uma forte noção de realismo, pois os escultores gregos buscavam aproximar suas obras ao máximo do real, utilizando recursos e detalhes. Nervos, músculos, veias, expressões e sentimentos são observados nas esculturas. A temática mais usada foi a religiosa, principalmente, representações de deuses e deusas. Cenas do cotidiano, mitos e atividades esportivas (principalmente relacionadas às Olimpíadas) também foram abordadas pelos escultores gregos. Um dos principais escultores da Grécia Antiga foi Fídias, convidado por Péricles para comandar a reconstrução da cidade de Atenas, destruída após a guerra com os persas.
|
Discóbolo: exemplo de escultura grega antiga |
![]() |
Kore arcaica: exemplo de escultura grega do período arcaico. |
Influência grega na arte romana
Quando dominaram a Grécia, os romanos ficaram tão admirados com a arte grega que buscaram "imitar" o estilo artístico grego. Basta observarmos os detalhes das esculturas e obras arquitetônicas romanas para percebermos as semelhanças.
Veja também:
• Pintores e Escultores da Grécia Antiga
QUIZ
Qual dos temas abaixo não foi retratado nas obras de arte dos gregos?
Atualizado em 20/04/2023
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia Indicada
Filosofia e arte na Grécia Antiga
Autor: Bocayuva, Izabela (organizadora)
Editora: Nau
Fontes de referência:
- HODGE, Susie. Breve História da Arte. São Paulo: Editora Gustavo Gili, 2018.
- CHILVERS, Ian. História Ilustrada da Arte. São Paulo: Publifolha, 2014.