Povoamento da Grécia

História do povoamento da Grécia Antiga, primeiros povos, processo de colonização do território grego, primeira diáspora grega

Povoamento da Grécia: presença de povos indo-europeus
Povoamento da Grécia: presença de povos indo-europeus

 

Início do povoamento da Grécia


O povoamento da Grécia teve início por volta de 2.000 a.C. Os pelágios foram os primeiros povos que colonizaram o território grego. A região litorânea e algumas planícies continentais foram as primeiras regiões ocupadas por este povo. 

 

A chegada dos indo-europeus


Entre os anos 2.000 a.C. e 1.200 a.C. vários povos indo-europeus chegaram à Península Balcânica. Estes povos vinham das planícies indo-europeias e, aos poucos, foram dominando os pelágios. 

 

Os aqueus foram os primeiros povos indo-europeus a entrarem na Grécia. A estabelecimento deste povo ocorreu entre 2.000 a.C. e 1.700 a.C. Os aqueus se estabeleceram, principalmente, na ilha de Creta.

 

Entre 1.700 a.C. e 1.400 a.C. foi a vez dos eólios ocuparem a região da Tessália (nordeste da Península Balcânica). Neste período os jônios também se fixaram no território grego, ocupando a região da Ática.

 

Os dórios e a primeira diáspora grega


Os dórios, povo mais guerreiro entre todos indo-europeus, invadiram a Grécia por volta de 1.200 a.C. Foram eles os responsáveis pela primeira diáspora grega. Os povos que já estavam estabelecidos tiveram que migrar para a costa da Ásia Menor e ilhas do mar Egeu. As ações bélicas deste povo significaram também a crise da civilização creto-micênica.

 

Os genos


Os genos foram as primeiras organizações sociais, econômicas e políticas da Grécia Antiga. Estas unidades de organização ganharam força logo após a invasão dos dórios e tiveram um papel importante no processo de colonização do território grego.

Temas relacionados