Períodos Históricos da Arquitetura

Conheça no texto abaixo os principais momentos históricos da arquitetura e seus aspectos.

Catedral de Barcelona: exemplo de arquitetura gótica
Catedral de Barcelona: exemplo de arquitetura gótica

 

O que é - definição

 

A arquitetura é a arte e a ciência de projetar e construir edifícios ou outros tipos de edificações. Os arquitetos se inspiram na estética, pesquisando a harmonia das proporções, além de aplicar técnicas funcionais e estruturais.

 

PRINCIPAIS PERÍODOS HISTÓRICOS DA ARQUITETURA E SUAS CARACTERÍSTICAS:

 

Arquitetura Egípcia


Desenvolveu-se no Egito Antigo e estava ligada às obras públicas e particulares desenvolvidas pelo governo do faraó. Geralmente, eram construções imponentes e construídas com pedras. Podemos destacar como exemplos da arquitetura egípcia: templos, palácios, pirâmides e as grandes estátuas de pedra de esfinges.

 

Arquitetura Clássica

 

Desenvolveu-se na Grécia Antiga. Grande parte das obras arquitetônica dos gregos era feita de pedras de mármore. A presença dos arcos, típico do estilo dórico, é um exemplo de estilo presente nos templos e palácios da Grécia Antiga. Um dos principais exemplos da arquitetura grega é o Parthenon, templo construído no século V a.C. e dedicado à Atena (deusa protetora da cidade de Atenas).

 

Arquitetura Romana

 

Os romanos buscaram inspiração artística na arquitetura dos gregos. A questão da funcionalidade esteve muito presente nas obras arquitetônicas dos romanos. Estes construíram, principalmente, palácios, aquedutos, anfiteatros e pontes.



Anfiteatro romano na Tunísia
Anfiteatro romano de El Jem (Tunísia): exemplo da arquitetura romana antiga.



Arquitetura Românica e Gótica

 

Estes dois estilos arquitetônicos se desenvolveram na Europa durante a Idade Média.

 

O estilo arquitetônico românico se desenvolveu nos séculos XI e XII. As principais características deste estilo foram a simplicidade e a essencialidade.

 

Já o estilo gótico se desenvolveu do final do século XII até o século XVI. As principais características do estilo gótico são: os pináculos e os arcos agudos (pontudos) que dão ao edifício um formato vertical típico. Um dos principais exemplos da arquitetura gótica europeia é a Catedral Gótica de Barcelona, cujas obras foram iniciadas em 1298.

 

Arquitetura Contemporânea

 

O desenvolvimento da tecnologia a partir do final do século XIX representou significativas influências na arquitetura. Os arquitetos passaram a usar novos materiais na construção dos edifícios como, por exemplo, o aço, o ferro, o vidro e o concreto armado. As pesquisas no campo da arquitetura e engenharia civil foram orientadas, principalmente, na busca pela funcionalidade e exploração dos espaços disponíveis. Como exemplo arquitetônico deste período, podemos citar o Empire State Building, construído na cidade de Nova Iorque em 1931.

 

Foto do Grande Teatro Nacional em Pequim
Grande Teatro Nacional em Pequim: exemplo de arquitetura contemporânea.

 

 

 

 

 

Última revisão: 05/11/2020.

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).