Ciro, o Grande da Pérsia
Ciro, o Grande, foi um rei persa da Antiguidade.
Quem foi
Ciro, o Grande, foi um dos mais importantes reis da Pérsia na Antiguidade. O reinado de Ciro II ocorreu entre 559 a.C. e 530 a.C. Ele foi o fundador do Império Aquemênida, também conhecido como o Primeiro Império Persa, que teve como base extensos territórios da Ásia Ocidental.
Ciro II foi filho de outro importante rei dos persas: Cambises I. O filho de Ciro II, Cambises II, foi o sucessor do Império Aquemênida, após a morte do pai.
Biografia resumida
Ciro nasceu por volta de 600 a.C. ou 576 a.C., na província de Persis (também chamada de Parsa e localizada no atual sudoeste do Irã). Ele pertencia à família real aquemênida. As histórias sobre sua juventude são uma mistura de história e lenda, contadas por fontes antigas como Heródoto, sendo a história mais comum a de um começo humilde que leva à grandeza.
Ciro iniciou seu caminho para a realeza como rei de Anshan em 559 a.C., sucedendo a seu pai, Cambises I. Mas suas ambições não pararam por aí. Ele liderou uma rebelião contra o Império Medo, então governado por seu avô materno, Astíages, e o derrubou com sucesso em 550 a.C., fundando assim o Império Persa. A vitória sobre a mídia foi apenas o começo de sua missão de construção de império, pois ele posteriormente voltou seu foco para outras regiões da Ásia.
Ciro, o Grande, é mais conhecido por suas vastas conquistas militares. Depois de subjugar o Império Medo, Ciro voltou sua atenção para a Lídia na Ásia Menor (atual Turquia), liderada pelo fabulosamente rico rei Croesus. Após uma batalha épica em 547 a.C., Ciro derrotou Creso e acrescentou Lídia aos seus territórios em rápida expansão.
Seu próximo alvo principal foi o Império Neobabilônico. Ele invadiu a Babilônia sem resistência significativa em 539 a.C. O famoso Cilindro de Ciro, considerado por alguns como a primeira carta de direitos humanos do mundo antigo, registra seu tratamento benigno para com os babilônios conquistados, permitindo que continuassem suas práticas religiosas e trazendo paz e reconstruindo suas cidades.
Ciro II morreu próximo às margens do rio Sir Dária (Ásia Central), provavelmente em dezembro de 530 a.C. Foi enterrado em Pasárgada, a mais importante cidade da Pérsia Antiga, que havia sido fundada pelo próprio imperador anos antes.
Forma de governar
Ciro II passou para a história como um imperador tolerante, que respeitava a cultura e a religião dos povos conquistados. Ao dominar uma região, a deixava sob o comando de líderes locais (sátrapas), exigindo apenas a cobrança de impostos. Assim, evitava revoltas e mantinha o império de forma estável. Os historiadores atribuem a esta forma de administrar o sucesso do Império Persa durante o governo de Ciro, o Grande.
Suas inovações em governança, estratégia militar e tolerância para com o povo que conquistou contribuíram para sua reputação como um dos maiores governantes da história.
Principais conquistas de Ciro e expansão do Império Persa:
Sob o seu comando de Ciro II, o Império Persa obteve grandes conquistas e expansões territoriais:
- Conquistou diversos territórios do Antigo Oriente Próximo.
- Conquistou povos de grande parte do Sudoeste da Ásia.
- Dominou grades áreas da Ásia Central e da região do Cáucaso.
- Conquistou a Babilônia em 539 a.C. Esta conquista foi retratada nos textos na Bíblia (Antigo Testamento). Após conquistar a Babilônia, Ciro libertou os judeus do cativeiro, autorizando-os a voltarem para Jerusalém.
Curiosidades históricas:
- Ciro II ficou conhecido também, em sua época, como "Ciro, O Ancião" (pelos gregos), o “Rei dos Reis” e “Grande Rei”.
- Na tradição judaica, Ciro é louvado como um libertador. A Bíblia o menciona favoravelmente, observando seu papel no fim do cativeiro babilônico e permitindo que o povo judeu voltasse para sua terra natal e reconstruísse seu templo.
Ciro II: um dos maiores reis da Pérsia Antiga. |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia Indicada
.