Terceira Cruzada e suas características
Essa cruzada foi convocada pelo papa Gregório VIII, ocorreu entre 1189 e 1192 e resultou na derrota dos cristãos.
Introdução: o que foi e quando ocorreu
Também conhecida como Cruzada dos Reis, a Terceira Cruzada aconteceu na Europa, durante a Idade Média, entre os anos de 1189 e 1192. Ganhou o nome de Cruzada dos Reis, pois contou com a participação de três importantes reis da época: Filipe Augusto (França), Ricardo Coração de Leão (Inglaterra) e Frederico I, o Barba-Ruiva (Sacro Império).
História da Terceira Cruzada
Objetivo da cruzada
O objetivo principal dos cristãos na Terceira Cruzada era reconquistar a Terra Santa (Jerusalém) que se encontrava em posse dos muçulmanos. Jerusalém havia sido conquistada pelo sultão Saladino em 1187, ano em que ocorreu a convocação da Terceira Cruzada pelo papa Gregório VIII.
Como foi e quem venceu
Os cruzados obtiveram vitórias nos anos iniciais da cruzada. Em 1191, os cruzados chegaram a reconquistar a cidade de Acre. Porém, o rei francês retornou para a França em função de suas condições precárias de saúde e Frederico morreu ainda a caminha da Terra Santa.
No final, os cruzados saíram derrotados, pois os muçulmanos estavam em melhores condições militares e somente o rei Ricardo com seus guerreiros permaneceram no oriente até o final.
Acordo que finalizou a cruzada
Através de um acordo entre o rei Ricardo e Saladino, este último concedeu autorização aos cristãos para que estes pudessem visitar Jerusalém. Este acordo marcou o fim da Terceira Cruzada, estabelecendo um período de maior tolerância religiosa entre cristãos e muçulmanos.
Saladino (1138-1193): sultão do Egito e Síria que liderou os muçulmanos na Terceira Cruzada. |
Curiosidades históricas:
- Desde o início das Cruzadas, a Cruzada dos Reis foi a mais importante e a que reuniu maior força militar dos cruzados.
- A Terceira Cruzada teve a participação da Ordem dos Cavaleiros Teutônicos.
Partida do rei inglês Ricardo Coração de Leão, em 1191, para a Terceira Cruzada (iluminura medieval do século XV). |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Bibliografia Indicada
Fonte de pesquisa do artigo:
- SILVA, Marcelo Cândido da. História Medieval. São Paulo: Contexto, 2019.