Nomadismo

Nomadismo é um modo de vida caracterizado pelo deslocamento constante de um lugar para outro, sem residência fixa, geralmente em busca de recursos como água e pastagem.

Tribos africanas ainda vivem como nômades
Tribos africanas ainda vivem como nômades

 

O que é (definição histórica)

 

Nomadismo é a condição ou modo de vida dos nômades. Estes são os que não possuem habitação fixa. Vivem se deslocando de um lugar para o outro em busca de trabalho, alimentação, práticas comerciais, ou melhores condições de vida.

 

Nomadismo na Pré-História

 

No período Paleolítico (primeira fase da Pré-História) os seres humanos eram nômades, pois viviam se deslocando em busca de água, frutos e raízes para coletar, cavernas para se abrigarem temporariamente e animais para caçar.

 

Nomadismo na Atualidade

 

Atualmente, existem alguns povos africano que são nômades. Eles vivem de uma forma bem rudimentar e não praticam a agricultura, mudam de lugar em busca de alimento ou de pastagem para o gado.

 

No norte da África, existe outro povo nômade: os berberes. Com seus camelos, vivem se deslocando para a prática do comércio, inclusive por regiões desérticas.

 

Os tuaregues também são nômades e vivem no deserto do Saara. A principal atividade econômica desse povo é o pastoreio.

 

No período Neolítico, o homem deixou de ser nômade quando passou a praticar a agricultura e a domesticação de animais.

 

Ilustração mostrando nômades ao lado de suas barracos e cabras

Nômades: permanência por pouco tempo nos locais (ilustração de caráter didático).

 

 

Principais características dos povos nômades:

 


Mobilidade: a característica mais definidora dos povos nômades é a sua mobilidade. Eles normalmente se movem em padrões regulares, muitas vezes ditados pela disponibilidade de recursos, mudanças climáticas ou fatores socioeconômicos. Essa mobilidade pode ser sazonal ou conforme necessário, baseada em condições ambientais.


Adaptabilidade: grupos nômades são altamente adaptáveis ao seu ambiente. Seu estilo de vida exige que sejam flexíveis e responsivos às mudanças em seu entorno, sejam elas climáticas, ecológicas ou políticas.


Posses Materiais Limitadas: devido ao seu estilo de vida móvel, os povos nômades muitas vezes possuem apenas o que podem carregar ou transportar facilmente. Isso leva a um estilo de vida geralmente menos materialista e mais focado em necessidades.


Dependência de Recursos Naturais: muitos grupos nômades dependem de recursos naturais para seu sustento. Isso inclui nômades pastoris que dependem de gado como bovinos, ovelhas, cabras ou camelos, e caçadores-coletores que dependem de caça, pesca e coleta.


Flexibilidade Social e Cultural: sociedades nômades frequentemente têm estruturas sociais flexíveis e práticas culturais adaptadas ao seu modo de vida móvel. Eles podem ter formas únicas de governança, normas sociais e práticas culturais que facilitam a mobilidade e adaptabilidade.



Essas características permitiram que os povos nômades prosperassem em ambientes diversos ao redor do mundo, desde as estepes da Ásia Central até os desertos do Norte da África e a tundra Ártica.



Você sabia?

 

A palavra nômade deriva do latim nomas, que significa “pastor”. Também tem relação com a expressão grega nomás, ádos, que significa “aquele que muda de pasto”.

 

Berbere do norte da África: nomadismo

Berbere do norte da África: exemplo de nomadismo em pleno século XXI.

 

 

 



Artigo publicado em 29/04/2020

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).