Revolução Urbana na Pré-História

A Revolução Urbana na Pré-História foi a transição das sociedades nômades para comunidades sedentárias, marcadas pelo desenvolvimento da agricultura, surgimento das primeiras cidades e especialização do trabalho.

Revolução urbana na Pré-história: surgimento das cidades
Revolução urbana na Pré-história: surgimento das cidades

 

O que foi (história)

 

Por volta de 8.000 a.C. (durante o Neolítico), ocorreram mudanças significativas no modo do ser humano viver e se organizar, principalmente no continente europeu, no nordeste da África, na China e no Oriente Médio. Entre estas mudanças e transformações, podemos citar a revolução urbana.

 

As transformações ocorridas neste período foram de fundamental importância para o desenvolvimento humano, pois garantiu melhores condições de vida e menor dependência da natureza. Foi também a semente para o futuro surgimento dos estados organizados.


Principais características da revolução urbana na Pré-História:

 

Surgimento dos primeiros núcleos urbanos (cidades).

 

Desenvolvimento da divisão do trabalho, com atividades especializadas dentro das cidades.

 

Muitas destas cidades surgiram às margens de grandes rios, aproveitando a fertilidade do solo após as cheias, que favorecia a prática da agricultura. A água próxima à cidade também se tornou fundamental para o transporte e construção de diques, reservatórios e canais de irrigação.

 

Neste período houve o desenvolvimento da fabricação de tecidos e de utensílios de cerâmica. A criação do tear e da olaria foram fundamentais neste sentido.

 

Os metais em estado bruto, principalmente o cobre, passaram a ser utilizados na fabricação de armas, instrumentos de caça e pesca e ferramentas.

 

Com o crescimento das cidades, passou a ocorrer um novo tipo de relacionamento entre homens e mulheres: as uniões (casamentos) exogâmicos, ou seja, entre pessoas de cidades diferentes. Antes da revolução urbana, o casamento endogâmico (entre pessoas de uma mesma comunidade) era praticamente o único tipo que existia.

 

A palafita, casa de madeira construída nas margens de rios e lagos, foi o tipo de habitação mais comum nas cidades do período da revolução urbana pré-histórica. Outros tipos de habitação, embora menos comuns, foram as casas de pedra e as de tijolos feitos de barro.

 

Ruínas de uma cidade Pré-Histórica

Ruínas de uma cidade da época da Revolução Urbana Pré-Histórica.

 

 

Ilustração de uma mulher fazendo um vaso de cerâmica na pré-história

A confecção de potes de cerâmica foi um importante aspecto da revolução urbana da Pré-História.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).