Privatização
Privatização é a venda de empresas estatais para empresas privadas.
Significado: o que é privatização
A privatização ocorre quando o governo vende empresas estatais para a iniciativa privada (empresas nacionais, grupos de investimentos, multinacionais). Desta forma a empresa torna-se privada. Geralmente, a privatização ocorre quando uma empresa estatal não está gerando os lucros necessários para competir no mercado ou quando ela passa por dificuldades financeiras. No Brasil, na década de 1990, várias empresas estatais foram privatizadas, como, por exemplo: Telesp, Telebras, Companhia Vale do Rio Doce, Banespa entre outras. A privatização ocorreu e está ocorrendo em diversos países, pois é uma das características do mundo globalizado em que vivemos.
Frase Exemplo:
Durante o governo Fernando Henrique ocorreram várias privatizações.
Explicação da frase:
De fato, durante os dois mandatos (de 1995 a 2002), o governo FHC executou um grande processo de privatização no país. As empresas privatizadas se modernizaram e se tornaram competitivas.
Palavras derivadas:
Privatizar (tornar privado, transferir do estado para o particular).
Quais os pontos positivos da privatização?
Eficiência: As empresas privadas, movidas por fins lucrativos, podem operar com mais eficiência do que as contrapartes do setor público, levando a um melhor serviço e a custos mais baixos.
Inovação: As empresas privadas geralmente incentivam a concorrência, levando ao aumento da inovação e melhorias na tecnologia ou métodos de prestação de serviços.
Redução da dívida do governo: a privatização pode ajudar a reduzir os níveis de dívida do governo, transferindo a responsabilidade de financiar e manter certos serviços para empresas privadas.
Aumento do investimento: as empresas privadas geralmente têm maior acesso ao capital para investimento, o que pode levar a melhorias na infraestrutura e na tecnologia.
Foco nas competências essenciais: a privatização permite que os governos se concentrem em suas competências essenciais, como formulação de políticas e regulamentação, em vez de operar negócios.
Padrões Globais: A privatização pode resultar na produção de serviços e bens de acordo com os padrões globais, já que as empresas privadas geralmente aderem às normas internacionais para se manterem competitivas.
Criação de empregos: as indústrias privatizadas podem criar empregos à medida que se expandem e se adaptam às condições do mercado.
Escolha do consumidor: a privatização pode levar ao aumento da concorrência, resultando em mais opções para os consumidores, o que pode melhorar a satisfação do cliente.
Você sabia?
- O processo de privatização também é chamado desestatização.
- A privatização é um dos principais procedimentos (política de governo) defendidos pelos economistas neoliberais.
- O antônimo de privatizar é estatizar (tornar de propriedade do Estado).
- A privatização está prevista na Legislação Federal do Brasil, através do Programa Nacional de Desestatização.
- Os defensores do sistema socialista são extremamente contrários ao processo de privatização.
Privatização do sistema Telebras em 1998 (fonte da foto: website do Senado Federal) |
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Temas relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:
Fonte de referência do texto:
- SANDRONI, Paulo. Novíssimo Dicionário de Economia. São Paulo: Editora Best Seller, 1999.
Vídeo indicado no YouTube:
Privatizações: O que são? Como funcionam? Afinal, privatizar é bom ou ruim? - Canal InvestNews BR